Voltar para a tela anterior.

Audiência na Câmara Municipal irá discutir situação da Escola Hellen Keller

Encontro ocorre amanhã e debaterá a implantação do EJA na instituição, entre outros assuntos


Nesta sexta-feira (22/11), a partir das 17h30min, ocorrerá uma audiência na Câmara Municipal de Caxias do Sul, solicitada por representantes da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller.

Ocorre que a direção da instituição que é especializada na educação de surdos, está descontente com o novo regimento determinado pelo Conselho Municipal de Educação (CME). As regras destacam que a escola deve adotar procedimentos previstos para escolas regulares, o que os instrutores consideram um desrespeito ao caráter especial da instituição e à cultura dos surdos.

Segundo representantes da escola, a decisão do CME foi tomada sem maiores discussões com a comunidade surda. O principal desagrado diz respeito à obrigação de adotar o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e pela implantação da modalidade Educação Para Jovens e Adultos (EJA) para o turno da noite. Representantes da instituição dizem que o EJA prejudica os alunos por desconsiderar suas necessidades especiais, diminuir o tempo de permanência na escola e ter excesso de horas-aula de disciplinas como matemática e português. Eles irão reclamar publicamente das mudanças no método de ensino e pedirão a revogação das determinações.

A audiência desta sexta-feira surgiu a partir de uma conversa dos representantes com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT. Por causa de compromissos anteriormente agendados pela vereadora, a audiência será presidida pelo vereador Mauro Pereira/PMDB e terá transmissão ao vivo da TV Câmara, canal 16 da NET. Também integram a Comissão os vereadores Flávio Dias/PTB, Rafael Bueno/PCdoB e Renato Nunes/PRB.

21/11/2013 - 17:54
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo