Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense reconhece três lideranças com a comenda Zumbi dos Palmares

A sessão solene coincidiu com o Dia da Consciência Negra


Três lideranças do movimento negro foram reconhecidas com a comenda Zumbi dos Palmares, entregue em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (20/11), no plenário da Casa. Caren Daiane da Silva, Maria Geneci Silveira e Salézio Evangelista Macedo têm se destacado na defesa da cultura afro-brasileira. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

No decorrer da solenidade, porém, Edson entregou, por alguns instantes, a coordenação dos trabalhos ao secretário da Mesa Diretora, vereador Flávio Cassina, para ocupar a tribuna. Primeiro negro vereador e a presidir a Casa, Edson salientou que a entrega da comenda dignifica a população afro-rio-grandense. Referiu o lançamento de ontem do vídeo historiográfico "Questão de Pele", no plenário, alusivo à Semana da Consciência Negra. Hoje, é o Dia da Consciência Negra.

O presidente ressaltou que, no lugar do racismo, a prevalência tem que ficar com a pluralidade étnico-racial. Salientou que a comenda, idealizada por ele, reverencia a história de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1965, durante resistência à escravidão, no quilombo dos Palmares.

Depois de receberem a comenda, emocionados, os homenageados se pronunciaram a partir da tribuna. Filha da presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune), Juçara Quadros, Caren afirmou que encara a honraria como um prêmio em reconhecimento ao que ela tem feito, em prol da causa. Maria Geneci enfatizou que nenhum trabalho bem-sucedido pode ser desenvolvido sozinho. Salézio citou as lutas que vêm pautando a atuação dos negros, no Brasil.

O responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Diógenes Brazil, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Para ele, iniciativas como a da comenda ajudam derrubar preconceitos e a valorizar o negro.

Caren Daiane da Silva tem 33 anos, cursou magistério na escola Cristóvão de Mendozza. Com essa formação, trabalhou em escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul e no Centro Educativo Nossa Senhora da Paz. Em 2003, idealizou um projeto para que a condição social da criança fosse o critério para a obtenção de vagas, na rede pública infantil do município. Formou-se em licenciatura plena em História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Participou das pesquisas que culminaram no livro "Negros na Serra", da professora Loraine Slomp Giron. Especializou-se em orientação educacional. Desde 2012, é professora de História para o Ensino Médio, na rede estadual.

Maria Geneci Silveira é servidora pública federal. Trabalha na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Caxias do Sul, como coordenadora regional de Dermatologia Sanitária, Saúde do Adolescente, Saúde das Diversidades e Saúde da População Negra. Ministra aulas de saúde à população carente de todo o país. Dirigiu o Sindicato de Saúde Trabalho e Previdência Social (Sindisprev - RS). Coordenou, nos âmbitos nacional e estadual, o Movimento Negro Unificado (MNU). Em 2005, foi agraciada com a comenda João Cândido Felisberto, pelo comprometimento com a população negra. Em 2007, recebeu da Câmara o troféu Mulher Cidadã, como a primeira mulher negra a ser reconhecida com a honraria.

Com 61 anos e nascido em Nova Prata, Salézio Evangelista Macedo reside em Caxias do Sul desde 1960. Como conselheiro, participou da Associação de Moradores da Vila Gaúcha, atual Bairro Kaiser, e da fundação do time de futebol do Ajax Futebol Clube. Por 22 anos, foi instrutor de futebol das escolinhas do Esporte Clube Juventude. Fundou a escola de samba Acadêmicos do Pérola Negra, em 27 de fevereiro de 2007, onde, até hoje, desenvolve o seu trabalho, na condição de presidente da agremiação.

A comenda Zumbi dos Palmares foi instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do vereador Edson da Rosa (hoje, presidente da Câmara). A solenidade partiu de iniciativa da Mesa Diretora da Casa e a indicação dos nomes, dos líderes de bancada e do Comune.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense os vereadores Gustavo Toigo (vice-presidente), Edi Carlos (2º vice-presidente), Flávio Cassina (secretário) e Kiko Girardi (2º secretário).

20/11/2013 - 22:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo