Voltar para a tela anterior.

Mauro critica a demora na realização de obras viárias de segurança na Rota do Sol

Segundo o vereador, convênio recém assinado estabelece que a instalação de equipamentos de segurança nas estradas estaduais está condicionada a projeto do município


Na sessão ordinária desta terça-feira (19/11), o vereador Mauro Pereira/PMDB explanou sobre um convênio assinado entre governo do Estado e município, envolvendo a Rota do Sol. Conforme Mauro, pelo convênio, o Estado permitirá a instalação de equipamentos de segurança em pontos críticos da Rota do Sol desde que o município apresente um projeto e que seja aprovado por técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). 

O vereador aproveitou para mostrar um vídeo com 13 pontos de dificuldade para acessar a Rota do Sol. O vídeo foi mostrado anteriormente para a direção do Daer com o objetivo de sensibilizar as autoridades. "A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara apresentou esse vídeo em março. A comissão realizou uma série de atividades de março até agora. Estamos contentes com o convênio assinado, mas de março até agora são (quase) nove meses. É muito tempo", reclamou. 

   Na opinião do parlamentar, somente com a gravação do vídeo, as autoridades assumiram os problemas na rodovia, "pavimentando o inicio das negociações".  

Segundo Mauro, durante o período de trabalho da comissão até a assinatura do convênio, três pessoas morreram na estrada.  Lembrou que, recentemente, mais uma vítima perdeu a vida no trevo do bairro São Ciro. "Infelizmente, quando falamos que existe falta de respeito, é porque já faleceram crianças. O que pedimos é somente quebra-molas e sinalização, mas o que existe é um descaso com as vidas", avalia o peemedebista.  

Mauro apresentou discordância com o tipo de convênio assinado. Para ele, se o governo do Estado necessita de uma parceria para fazer sinalização e instalação de quebra-molas, esse é um governo que não tem capacidade. Na visão de Mauro, a partir desse tipo de convênio, vai faltar agilidade para execução da obra, já que o projeto precisa da aprovação do governo gaúcho.

O vereador Gustavo Toigo/PDT ressaltou que a assinatura do convênio é resultado do trabalho da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Casa. Disse que é importante que o projeto saia do papel. "São intervenções que tratam da segurança de nossas rodovias. Precisamos saudar esse convênio porque houve uma triangulação de esforços, iniciando por esta Casa. Depois, passou pelos secretários e, agora, pelo prefeito Alceu Barbosa velho", afirmou o líder do governo.

Já o parlamentar Rodrigo Beltrão/PT disse que foram perdidos dois anos nesse processo que esteve nas mãos do ex-secretário estadual de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque. "Agora, a obra vai fluir", acredita o petista.

19/11/2013 - 22:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo