Voltar para a tela anterior.

Medalha Zumbi dos Palmares será entregue em sessão solene desta quarta-feira

O ato acontecerá às 19h30, no plenário da Câmara Municipal


A partir das 19h30 desta quarta-feira (20/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece sessão solene para a entrega da medalha Zumbi dos Palmares a Caren Daiane da Silva, Maria Geneci Silveira e Salézio Evangelista Macedo. A proposição coube à Mesa Diretora da Casa e a indicação dos nomes, aos líderes de bancada e ao Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune).

Caren Daiane da Silva tem 33 anos, cursou magistério na escola Cristóvão de Mendozza. Com essa formação, trabalhou em escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul e no Centro Educativo Nossa Senhora da Paz. Em 2003, idealizou um projeto para que a condição social da criança fosse o critério para a obtenção de vagas, na rede pública infantil do município. Formou-se em licenciatura plena em História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Participou das pesquisas que culminaram no livro "Negros na Serra", da professora Loraine Slomp Giron. Especializou-se em orientação educacional. Desde 2012, é professora de História para o Ensino Médio, na rede estadual.

Maria Geneci Silveira é servidora pública federal. Trabalha na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Caxias do Sul, como coordenadora regional de Dermatologia Sanitária, Saúde do Adolescente, Saúde das Diversidades e Saúde da População Negra. Ministra aulas de saúde à população carente de todo o país. Dirigiu o Sindicato de Saúde Trabalho e Previdência Social (Sindisprev - RS). Coordenou, nos âmbitos nacional e estadual, o Movimento Negro Unificado (MNU). Em 2005, foi agraciada com a comenda João Cândido Felisberto, pelo comprometimento com a população negra. Em 2007, recebeu da Câmara o troféu Mulher Cidadã, como a primeira mulher negra a ser reconhecida com a honraria.

Com 61 anos e nascido em Nova Prata, Salézio Evangelista Macedo reside em Caxias do Sul desde 1960. Como conselheiro, participou da Associação de Moradores da Vila Gaúcha, atual Bairro Kaiser, e da fundação do time de futebol do Ajax Futebol Clube. Por 22 anos, foi instrutor de futebol das escolinhas do Esporte Clube Juventude. Fundou a escola de samba Acadêmicos do Pérola Negra, em 27 de fevereiro de 2007, onde, até hoje, desenvolve o seu trabalho, na condição de presidente da agremiação.

A comenda Zumbi dos Palmares foi instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do vereador Edson da Rosa (hoje, presidente da Câmara).

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense os vereadores Gustavo Toigo (vice-presidente), Edi Carlos (2º vice-presidente), Flávio Cassina (secretário) e Kiko Girardi (2º secretário).

19/11/2013 - 15:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo