Voltar para a tela anterior.

Mais segurança e bocas de lobo são preocupações de moradores da região Leste

A última edição do Câmara Vai aos Bairros 2013 aconteceu no UCS Teatro


Os pedidos por mais segurança e bocas de lobo ganharam ênfase na última edição do Câmara Vai aos Bairros 2013, realizada na noite desta segunda-feira (18/11), no UCS Teatro, que contemplou moradores de 74 bairros e loteamentos da região Leste do município. Agora, os 23 vereadores do Legislativo caxiense encaminharão as demandas colhidas hoje às autoridades competentes, para a busca por resolução aos problemas apresentados. O presidente da Casa, vereador Edson da Rosa, conduziu a reunião. Neste ano, o projeto itinerante já havia ocorrido nas regiões Norte, Sul, Oeste, Centro e no Interior.

Alarmado com a insegurança no Bairro Diamantino, Dante Pinguello atentou que, no último ano, 12 moradores morreram por motivos ligados ao vício em droga. Na mesma linha, Tania Menezes, do Villa Lobos-Vergueiros, acusou assaltos em massa, inclusive, durante o dia. Referiu que, no Planalto, a criminalidade ocasionou o óbito de um menino de dez anos de idade. Disse que a preservação de áreas públicas depende de ações mais efetivas da Guarda Municipal.

Enquanto isso, Ivete Moreira, do Castelo, demonstrou preocupação diante do fato de as bocas de lobo existentes não serem capazes de absorver a água da chuva. Relatou que urge a construção de mais aparelhos de escoamento. "Depois que alguns trechos foram calçados e asfaltados, sobretudo, no ponto do bairro que se liga à Rota do Sol (RSC-453), não houve um planejamento para pensar em alternativas para escoar a água acumulada", observou.

Tania avaliou que os alagamentos resultariam de um histórico, na política local, de pouca atenção a mecanismos de drenagem. Contou que recente temporal prejudicou mais de dez casas do Villa Lobos-Vergueiros.

Outra situação, trazida por Tania, diz respeito à regularização fundiária. Conforme ela, no Villa Lobos-Vergueiros, existem moradores que já pagam o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), mesmo sem terem conseguido a escritura. Alertou que a Procuradoria do Município também deveria dar maior atenção ao assunto. Acrescentou que faltam nova unidade básica de saúde, reposição de agentes de saúde (dos cinco previstos, só dois estariam atuando), escola de Educação Infantil, demarcação e denominação de ruas, centro comunitário, preservação de matas e vertentes e áreas de lazer.

Mais pautas tiveram espaço. Gilda Pontalti, do Bela Vista, pediu a municipalização do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul, e o cercamento do parque Cruzeiro do Sul. Rudimar Leiser, do Jardim Iracema, reclamou que, na escola Victório Webber, mais de 40 alunos não teriam conseguido se matricular para o primeiro ano. Garantiu que a situação vem se repetindo em outros bairros. Afirmou que a região de Ana Rech precisaria de mais um colégio.

Na abertura das atividades, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, enfatizou que a representação da diversidade de ideias é uma característica comum aos âmbitos legislativo e universitário. Em seguida, alunos do curso de Arquitetura apresentaram trabalhos voltados a contribuir com o desenvolvimento urbano da cidade.

Estes foram os 74 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Adamatti, Altos de Galópolis, Ana Rech (parte), Araldi, Assunção, Balardin, Bela Vista, Belvedere, Bortolini, Brasília, Campos da Serra, Capivari, Castelo, Chaimar, Conquista, Cruzeiro, De Lazzer I, De Lazzer II, De Zorzi I, De Zorzi II, Diamantino, Dom Pedro II, Esperança do Vale, Galópolis, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortênsias, Jardim das Hortênsias II, Jardim do Lago, Jardim dos Reis, Jardim Eldorado, Jardim Filomena, Jardim Iracema, Jardim La Paloma, Jardim Vitória, Marianinha de Queiróz, Mariland, Monte Reale, Novo Amanhã, Paiquerê, Parada Cristal, Parque dos Pinhais, Petrópolis, Pinhal, Pinheiros, Pinho Verde, Planalto Frente, Planalto I, Planalto II, Portinari, Presidente Vargas, Recanto dos Pássaros, Rubiano, Santa Corona, Santo Antônio II, Santo Antônio-Ana Rech, São Ciro, São Cristovão, São Luís da 6ª Légua, São Victor Cohab, Século XX, Serrano, Treviso, Vêneto, Vergueiros, Vergueiros II, Vila Feliz, Vila Guarujá, Vila Leon, Vila Mari, Vila Verde, Vila Verde II, Villa Lobos, Vitória.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva.

18/11/2013 - 23:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo