Voltar para a tela anterior.

INAV divulga trabalhos realizados em quatro anos de atuação

O Instituto da Audiovisão ocupou a Tribuna Livre nesta quinta-feira


O progresso feito pelo Instituto da Audiovisão (INAV), nos seus quatro anos de atuação, foi divulgado na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (14/11), no espaço Tribuna Livre, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Cleidi Batista Favero, técnica em visão subnormal, explicou o funcionamento e os programas desenvolvidos pelo órgão. O requerimento, que cedeu espaço ao INAV, durante a plenária, é de autoria do vereador Rafael Bueno.

Cleidi explicou que se trata de um serviço de proteção social de média complexidade, para habilitação e reabilitação a cegos, pessoas com baixa visão ou surdo-cegos. Conforme a técnica, é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 19 de fevereiro de 2009.

Dentre os atendimentos realizados pelo instituto, Cleidi destacou a área de intervenção precoce, para crianças de zero a três anos. "A proposta é habilitar as crianças sobre como lidar com a situação", disse. Conforme a representante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que, a partir dos três anos, as crianças sejam levadas, todo ano, ao oftalmologista, a fim de tratar possíveis problemas com antecedência.

Ela ainda detalhou o serviço de orientação e mobilidade, que trabalha a segurança do paciente, para transitar nas ruas. Também é feito atendimento psicológico, individual ou em grupo, avaliação funcional da visão e atividades artísticas e esportivas. Cleidi ressaltou que o serviço é totalmente gratuito e sem limite de idade, depende, apenas, de encaminhamento feito por oftalmologista.

Sobre a manutenção do INAV, Cleidi indicou que existe uma parceria com o município, através de convênios vindos de projetos. Além disso, são realizados três eventos por ano: um almoço, um baile e um brechó. "Outra forma de contribuir ocorre por meio de carnês, sem datas ou valores específicos, que podem ser retirados no instituto ou solicitados por e-mail ou telefone", salientou. O contato acontece mediante o endereço: http://inav-caxias.net/.

Cleidi pontuou que o INAV encaminha seus pacientes para o mercado de trabalho, a escola e os cursos profissionalizantes. Relatou que também é feita a capacitação de profissionais para atuarem com os pacientes. A representante convidou os parlamentares a visitarem o espaço, localizado na Rua Alfredo Chaves, 373, no Centro.

14/11/2013 - 19:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo