Voltar para a tela anterior.

Terezinha Pessoa é agraciada com o título de Cidadã Caxiense

A outorga coube à Câmara Municipal, em sessão solene da noite desta quarta-feira


O título de Cidadã Caxiense foi outorgado a Terezinha de Jesus da Rosa Pessoa, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (13/11), no plenário da Casa. A homenageada tem se destacado como uma das maiores lideranças do movimento em defesa dos animais. O vice-presidente do Legislativo, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia. A proposição da homenagem coube aos vereadores Denise Pessôa e a Rafael Bueno.

A partir da tribuna, Bueno ressaltou a trajetória de Terezinha, que mora no bairro Fátima e dedica a maior parte do seu tempo a cuidar dos bichos. Salientou que a homenageada vem sendo incansável no sentido de atender a animais que mais precisam. O parlamentar considerou que ela é um exemplo em termos de empenho a uma causa.

Depois de receber o diploma de Cidadã Caxiense, Terezinha manifestou-se brevemente. Fez agradecimentos e amigos e parceiros de luta, em prol dos animais. Prometeu continuar se dedicando a essa missão.

O secretário municipal da Habitação, Renato Oliveira, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Morador do Fátima, Renato comentou ser testemunha do esforço da homenageada, a fim de garantir o respeito aos direitos dos animais.

Nascida em Bom Jesus, em 5 de maio de 1950, Terezinha de Jesus da Rosa Pessoa é filha de Belisário da Silva Pessoa e Altiva Rosa da Silva. Possui três filhos. Ela viveu em diferentes países. Aos 21, anos mudou-se para Assunção, capital do Paraguai, onde teve a sua primeira filha, Ketty. Viveu, também, um breve período em Buenos Aires, na Argentina, local onde nasceu a segunda filha, Kelrin.

Aos 42 anos, após voltar a Caxias do Sul, Terezinha ficou conhecida como uma das maiores lideranças do movimento de defesa dos animais. Começou a trajetória no Bairro Montes Claros, quando descobriu a vocação para a proteção animal. Após ver um vizinho maltratando um animal, ela saiu em defesa e procurou auxílio em órgãos públicos. Ao não encontrar respostas, se uniu a outros protetores e deu sequência à missão.

13/11/2013 - 20:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo