Voltar para a tela anterior.

Bueno e Nunes se manifestam contra o racismo

O comunista destacou a Semana da Consciência Negra, que se inicia hoje no município


Na sessão ordinária desta quarta-feira (13/11), os vereadores Rafael Bueno/PCdoB e Renato Nunes/PRB trataram do racismo, no município e no Brasil. Bueno aproveitou a ocasião para convidar a comunidade a participar do lançamento do vídeo historiográfico "Questão de Pele", que ocorrerá na próxima terça-feira, às 19h30min, no plenário do Legislativo caxiense. Esse evento é mais uma atração da Semana da Consciência Negra, que se inicia hoje no município.

O comunista também usou o espaço para repercutir um vídeo exibido pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no qual o repórter Bruno Mazeo satiriza a abolição da escravatura, por meio da Lei Áurea, assinada em 13 de maio 1888, pela Princesa Isabel. Na ótica do parlamentar, é preciso que ocorra uma democratização dos meios de comunicação, porque, de acordo com ele, essa produção apresenta, subliminarmente, caráter preconceituoso e se trata de um monopólio contra os negros.

O parlamentar pontuou que a mídia estaria esquecendo que milhões de afrodescendentes perderam as suas vidas, durante a escravidão. Ele ressaltou que tragédias como a da Boate Kiss e o próprio Holocausto não geraram vídeos humorísticos. Salientou, ainda, que 75% dos jovens que morrem nas favelas do Brasil são negros. O vereador Mauro Pereira/PMDB defendeu que a imprensa precisa ter liberdade para abordar todos os tipos de assuntos.

O republicano Renato Nunes também se manifestou contra o preconceito. Ele informou que, em 2011, protocolou um projeto que valoriza a utilização de pessoas negras, em 50% da publicidade gerada por órgãos públicos. Complementou informando que irá protocolar um projeto de lei para instituir o dia municipal de combate ao racismo.

13/11/2013 - 19:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo