Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira critica a secretária da Educação por cancelar transporte de alunos com deficiência

O parlamentar mencionou que profissionais que lidam com o público precisam ser solidários


Na sessão ordinária desta quinta-feira (07/11), o vereador Mauro Pereira/PMDB ocupou a tribuna da Casa, para criticar a postura da secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves. De acordo com o parlamentar, ela teria cancelado o serviço de transporte que levava dois alunos com deficiência, para as suas respectivas atividades escolares.

Mauro ressaltou que, durante oito anos, os alunos Alisson Fracasso Martins (estudante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE) e Willian Zotti (estudante da Escola Municipal Hellen Keller, especial para deficientes auditivos), contavam com esse serviço. Mas que a atual secretária havia solicitado o cancelamento desse benefício.

Além disso, o vereador informou que, no início do ano, o transporte que levava alunos do Colégio Murialdo, em Ana Rech, para o Interior, também foi suspenso. Enfatizou que a secretária não deu satisfação para os pais desses alunos.

Conforme o peemedebista, após o pai de Alisson solicitar ajuda a partir dos meios de comunicação, o vereador informou ter feito uma indicação para que a secretária reavaliasse a decisão. De acordo com Mauro, ela não deu retorno, sequer teria respondido a e-mails dele.

O parlamentar ainda criticou uma entrevista que a secretária teria dado para a imprensa, onde ela teria dito que está se esforçando para acabar com supostas falcatruas do governo. Além disso, segundo o peemedebista, ela teria declarado que, se os vereadores não estivessem contentes com a decisão tomada por ela, uma nova lei deveria ser criada por eles, para que esses alunos fossem transportados.

Mauro pontuou que essa lei já existe, com competência estadual. Adiantou que fará nova indicação para que as pessoas que assumirem cargos em comissão (CC) passem por uma avaliação psicológica, assim como, os servidores públicos de carreira. Na ótica de Mauro, para lidar com pessoas, é preciso ter perfil e ser solidário.

A petista Denise Pessôa se mostrou solidária ao peemedebista. Ponderou que a secretária deveria ter um compromisso maior para com essas crianças e colocou a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, da qual é presidente, à disposição, para buscar soluções para essa causa.

Em resposta às críticas de Mauro, o vereador Jó Arse/PDT mencionou que essa situação será esclarecida. Ele informou que a licitação de transporte que o município possui contempla, apenas, a área rural. Dessa forma, conforme Jó, esses alunos não poderiam ser transportados pela Secretaria Municipal da Educação.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Gustavo Toigo/PDT, informou ter dado encaminhamento sobre esse assunto, assim que o peemedebista solicitou ajuda. Ele ressaltou que foi feita uma reunião com os pais dessas crianças. Entretanto, afirmou que não seria mais possível fazer o transporte através da secretaria, por se tratar de uma lei estadual que contempla só alunos da área rural.

07/11/2013 - 20:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo