Voltar para a tela anterior.

Guila defende a implantação de aplicativo de celular para monitorar ônibus

Parlamentar protocolou indicação ao Executivo para disponibilizar tecnologia


A criação de aplicativos que monitorem a localização dos ônibus do transporte coletivo e informem ao cidadão sua localização exata foi defendida pelo vereador Guila Sebben/PP, na sessão ordinária desta quarta-feira (06/11). Ele fez uma indicação ao Executivo, para que estimule a Viação Santa Teresa (Visate), concessionária que administra o transporte público urbano em Caxias, a incrementar seu serviço com essa tecnologia.  O vereador ainda pretende agendar uma reunião com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, para tratar do tema.

Conforme o progressista, esse tipo de aplicativo para celular e tablets já existe em diversos países, incluindo o Brasil. Guila relata que a tecnologia já foi implantada na cidade de Pelotas. O serviço informa, via GPS, a localização do ônibus que o usuário estiver esperando. A indicação surgiu a partir de uma experiência particular do vereador, que esperou mais de 40 minutos por um ônibus, sem conseguir informações, via celular, sobre o horário em que o coletivo passaria. "Se soubesse a sua localização, poderia ter buscado outras alternativas", citou.

Além disso, Guila também comentou sobre a tecnologia que possibilita ao usuário conferir a lotação dos ônibus. De acordo com o parlamentar, ela consiste na instalação de câmeras nos coletivos, cujas imagens podem ser acessadas pela internet. "Assim, o usuário pode verificar se os ônibus estão lotados e decidir se esperará pelo próximo veículo", explicou.

Jaison Barbosa/PDT acredita que a implantação dos aplicativos é viável.  O pedetista se disponibilizou a contribuir com a pauta. Segundo ele, algumas iniciativas já foram apresentadas ao prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho.

Outro assunto abordado por Guila Sebben/PP foi uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), avaliando as estradas gaúchas. Ele explicou que a CNT apontou a ERS-324 e a RSC-470 como as de pior qualidade no Estado. Guila mencionou que os trechos mais degradados ficam na região serrana. Por isso, criticou a gestão do governo estadual no que se refere ao assunto.

06/11/2013 - 21:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo