Voltar para a tela anterior.

CTG Rincão da Lealdade será homenageado pela passagem dos seus 60 anos

A data da cerimônia está prevista para o dia 4 de dezembro


Na sessão ordinária desta quarta-feira (06/11), por unanimidade, os parlamentares aprovaram o requerimento da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, para a realização de sessão solene, em homenagem aos 60 anos do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Rincão da Lealdade. A data da cerimônia está prevista para o dia 4 de dezembro.

De acordo com a proposta, a fundação do CTG data de 29 de outubro de 1953, como resultado das ideias de um grupo de amigos que se reunia aos finais das tardes, para tomar chimarrão. Conforme o texto, em 19 de novembro de 1953, o recém-criado CTG, ainda sem denominação, organizou um festival de danças, declamações, trovas, músicas e cantos, em homenagem ao Pavilhão Nacional, nas dependências do Recreio da Juventude.

O documento conta que Armando Cardoso Alves foi escolhido como o primeiro patrão. Em 14 de janeiro de 1954, em uma reunião, na casa dele, o CTG recebeu o nome de Rincão da Lealdade. Naquela ocasião, lançou-se a ideia da construção de um galpão, para abrigar a entidade. Propôs-se, também, que fosse criada uma biblioteca gauchesca.

A matéria informa que, em fevereiro de 1992, houve a cedência das instalações, para abrigar a Câmara Municipal de Caxias do Sul, que havia perdido a sua sede, devido a um incêndio onde funcionava, no prédio do Centro Administrativo. Devido a isso, os vereadores ficaram no Rincão da Lealdade até o fim daquele ano. Atualmente, o CTG é comandado por José Roberto Mallmann.

Fazem parte da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os parlamentares Jó Arse/PDT (presidente), Guilherme Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa dos Santos/PDT e Rafael Bueno/PC do B.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não Votou

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

06/11/2013 - 21:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo