Voltar para a tela anterior.

Segurança pública na área rural gera debates no Legislativo caxiense

Segundo Ribas, o policiamento comunitário estará em Ana Rech, Desvio Rizzo e Vila Cristina


Debates para melhorar a segurança pública, na área rural de Caxias do Sul, ganharam ênfase na sala das comissões do Legislativo caxiense, na tarde desta terça-feira (05/11), durante reunião da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo vereador Raimundo Bampi/PSB. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Jorge Emerson Ribas, reiterou que, até o final deste mês, entre os sete novos núcleos do policiamento comunitário, três estarão em Ana Rech, Desvio Rizzo e Vila Cristina. No total, até o término deste ano, segundo ele, o município contará com 21 unidades.

Depois de admitir que a corporação carece de viatura adequada, para atender ao Interior da cidade, Ribas relatou que a maior dificuldade, no momento, tem sido a de enfrentar a legislação vigente. "Em casos de furtos, ninguém mais fica preso", alertou. O responsável pelo Comando Regional de Policiamento da Serra, tenente-coronel Leonel Bueno, reforçou que, de três mil pessoas presas, todo ano, nem 5% permanecem detidas.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, afirmou que, a partir de 2014, com os 21 núcleos do policiamento comunitário em atividade, a pasta investirá R$ 557 mil por ano, em aluguéis de moradia para os policiais do projeto e outras formas de auxílio. Cada unidade dessa modalidade conta com três policiais.

Enquanto isso, o delegado regional Paulo Rosa da Silva disse que está buscando alternativas para suprir a interdição da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. Comentou que existem 700 candidatos de um concurso em andamento, cuja maioria deverá ficar no município. O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, pediu que a inteligência policial desse maior atenção ao combate ao abigeato (roubo de gado).

Além do presidente Raimundo Bampi/PSB, integram a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Jó Arse/PDT, Neri, O Carteiro/SDD e Pedro Incerti/PDT.

05/11/2013 - 17:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo