Voltar para a tela anterior.

Interior caxiense quer desburocratização nos pedidos de ligação de energia elétrica

Melhor sinal de telefonia também foi solicitado no Câmara Vai aos Bairros, em Vila Oliva


A solicitação por desburocratização nos pedidos de ligação de energia elétrica, no Interior caxiense, ganhou ênfase entre as reivindicações da 5ª edição de 2013 do Câmara Vai aos Bairros, realizada na noite desta segunda-feira (04/11), no salão paroquial do distrito de Vila Oliva. O presidente do Legislativo de Caxias do Sul, vereador Edson da Rosa, conduziu a reunião, que contemplou outros distritos e localidades da região. Os vereadores encaminharão as demandas colhidas para os órgãos competentes. Neste ano, o projeto itinerante já ocorreu nas regiões Norte, Sul, Oeste e Centro.

O morador Luiz Antônio Oss alertou que a Rio Grande Energia (RGE) vem exigindo laudos de construção, antes de fazer a ativação. "O Interior necessita desenvolver projeto e contrato para ser energizado. Essa lei carece de maior flexibilização. Os proprietários de casas de menor porte, por vezes, encontram dificuldades para custear as taxas de ligação", explicou. Ela ainda manifestou preocupação para com a frequência do abigeato (roubo de gado).

Renan Daneluz, de Vila Oliva, reclamou do não funcionamento de linhas de telefone celular, nas imediações do distrito. Outros moradores compartilharam da preocupação, como Luiz Antônio, para quem a situação prejudica o desenvolvimento local. Renan também pediu maior presença de segurança.

Servidora da Subprefeitura de Vila Oliva, Caroline Ebertz atentou para a falta de creche. Relatou a própria experiência e de outras mulheres da localidade. Ou seja, para trabalharem, precisam deixar os filhos com parentes ou amigos. Do contrário, não conseguem manter um emprego.

O subprefeito de Vila Oliva, Ricardo Daneluz, destacou o engajamento da comunidade, para construir a nova sede da subprefeitura. Salientou que a administração está adquirindo novo terreno, que já foi declarado de utilidade pública, e que o projeto de execução da futura obra se encontra em elaboração.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, Kiko Girardi, Mauro Pereira, Neri, O Carteiro, Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão, Virgili Costa e Zoraido Silva.

04/11/2013 - 23:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo