Voltar para a tela anterior.

Notícia da vinda de cinco profissionais pelo programa Mais Médicos gera debate

Após o cancelamento inicial, ficou definido que Caxias estará no projeto do governo federal


A notícia da vinda de cinco médicos, por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, para Caxias do Sul, gerou intenso debate na sessão ordinária desta quarta-feira (30/10). A informação foi confirmada pela Prefeitura, em seu site, às 16h54 de hoje. Momentos antes, os vereadores ainda discutiam sobre a desistência inicial do município, de agregar sete médicos às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Agora, conforme a Secretaria da Saúde, aqueles cinco profissionais atuarão em outras áreas da atenção básica, por um período de três meses. A pasta informou que, depois do prazo, eles deverão estar inseridos nas equipes da ESF ou serão remanejados.

A secretaria deixou claro que a definição resultou de conversa com o Ministério da Saúde. O líder do governo municipal na Casa, vereador Gustavo Toigo/PDT, reafirmou a informação e destacou o processo de negociação, pelo qual aqueles médicos poderão integrar equipes volantes. A vereadora Denise Pessôa/PT, contudo, apontou que o Ministério teria determinado o ingresso imediato dos profissionais, na rede municipal de saúde. O vereador Rodrigo Beltrão/PT concordou com Denise.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, o vereador Henrique Silva/PC do B salientou que o programa Mais Médicos é uma possível solução para as demandas de saúde, no Brasil. Para o vereador Pedro Incerti/PDT, depois da entrega da nova unidade de pronto-atendimento (UPA) da Zona Norte, que está em obras, a demanda tenderá a diminuir. Conforme Incerti, a nova UPA terá abrangência de até 300 mil habitantes e contará com 200 funcionários. Salientou que o Hospital Geral também possuirá 170 novos leitos.

O vereador Jaison Barbosa/PDT assegurou que o prefeito Alceu Barbosa Velho é a favor do programa Mais Médicos. O vereador Mauro Pereira/PMDB lembrou que a secretária da Saúde, Dilma Tessari, estava negociando com o Ministério da Saúde, para que esses novos profissionais pudessem trabalhar, diretamente, dentro das unidades básicas de saúde.

30/10/2013 - 21:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo