Voltar para a tela anterior.

Luiz Carlos Oliveira de Souza é Cidadão Caxiense

O repórter da Rádio Caxias foi homenageado em sessão solene da Câmara


A dedicação do radialista Luiz Carlos Oliveira de Souza à comunidade local foi reconhecida por meio da concessão do título de Cidadão Caxiense, em sessão solene da noite desta quarta-feira (23/10), realizada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Ele tem atuado como repórter da unidade móvel da Rádio Caxias. O presidente da Casa, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Virgili Costa fez o pronunciamento do Legislativo. Enfatizou que profissionais como Souza valorizam o rádio e a imprensa em geral. O parlamentar o definiu na condição de radialista mais humilde do município.

Depois de receber o diploma de Cidadão Caxiense, o homenageado ressaltou que a saída da cidade natal, Bom Jesus, se deveu à necessidade de busca por melhores oportunidades de trabalho. Citou veículos por onde passou, caso do extinto jornal Folha de Hoje. Referiu, ainda, diversos colegas de imprensa, incluindo Antonio Feldmann (vice-prefeito municipal), Ciro Fabres, Daniel Corrêa, Paulo Cancian, Renato Henrichs.

A primeira-dama e coordenadora de Comunicação do município, Alexandra Baldisserotto, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ressaltou que a homenagem representa outro ponto de partida para Souza, na busca por novos desafios.

Souza é casado com Marilúcia Costa de Souza e pai de Maicon e Jaderson. Começou a exercer a profissão na cidade natal, em Bom Jesus. Em 1980, foi convidado a fazer um teste na Rádio Aparados da Serra, na qual passou a desempenhar as funções de locutor, apresentando programas gaúcho e sertanejo, além de noticiários. Atuou na emissora por quatro anos.

Recém-chegado a Caxias do Sul, peregrinou por vários locais, sem muito sucesso. Na rádio Mauá, de propriedade de Gonçalves Chaves Calixto, o Cabeleira, localizada no prédio do Círculo Operário Caxiense, encontrou a primeira oportunidade. Permaneceu nessa organização até 1987.

Em 1988, teve uma rápida passagem pela Rádio Caxias, que, na época, pertencia ao grupo das Emissoras Reunidas, onde era gerente o jornalista Gildo Flores. No mesmo ano, se transferiu para a Difusora Caxiense, pertencente à família de Raul Bento Alves, ficando na empresa até 1995, com o cargo de locutor-noticiarista.

Mesmo sem a formação de jornalista, recebeu a oportunidade de trabalhar no jornal Pioneiro, de 1989 a 1993. Com a venda do jornal para o grupo RBS, recebeu o convite do jornalista Paulo Cancian, para fazer parte do grupo de profissionais da Folha de Hoje, de propriedade do empresário Paulo Triches, onde permaneceu até 1994.

Depois do advento jornal, mesmo não tendo abdicado do rádio, integrou a equipe de esportes da empresa Susidal, a qual tinha como comandantes Dante Andreis, José Domingos Susin e Sinval Paim, e que acompanhava a trajetória da dupla Ca-Ju, só que de forma terceirizada, na rádio Caxias.

No ano de 2000, a convite do diretor da rádio Caxias da época, Jayme Walker, retornou para a emissora, fazendo parte da equipe de esportes e jornalismo. Também desempenhou atividades na área comercial.

23/10/2013 - 21:03
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo