Voltar para a tela anterior.

Ato show Pró-UFRGS reúne cerca de 11.000 pessoas

A atividade aconteceu neste domingo, no Largo da Estação Férrea


O Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, foi palco para o ato show Pró-UFRGS, que contou com o apoio da CTB, do SindiComerciários, do Sindicato dos Metalúrgicos, da Câmara Municipal dos Vereadores, através da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, e realização da Rádio Atlântida. Na atividade, cerca de 11.000 pessoas (Dados da BM) gritavam o slogan da campanha: #queroaUFRGSaqui!

A abertura do evento contou com a participação do prefeito municipal, Alceu Barbosa Velho (PDT), do vereador-presidente da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, Rafael Bueno (PC do B), do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, além de representantes da CTB e do SindiComerciários.

No seu pronunciamento, Alceu lamentou e cobrou a falta de posição da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), salientando que não basta só os caxienses quererem a UFRGS, mas a própria reitoria manifestar essa vontade, de estar em Caxias do Sul. "Só quero que a universidade diga o espaço de que precisa. Se quer dois, cinco, dez ou 20 hectares. O que quiser, ela vai ter. Mas não adianta nós querermos a UFRGS, se a UFRGS não nos quiser", comentou.

O presidente da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, vereador Rafael Bueno, foi categórico em sua colocação: "É uma vergonha a Serra não ter uma universidade federal. Sei das dificuldades que os trabalhadores têm para pagar o ensino público aos seus filhos, bem como, sei das dificuldades dos jovens se sustentarem e arcarem com as despesas da universidade", alertou.

O ato, que acabou por volta das 21h30, mobilizou a sociedade caxiense em torno da cobrança para que a UFRGS confirme o local da extensão. Rafael Bueno salientou que a região de Forqueta é estratégica para essa instalação, já que facilitaria o acesso de toda a região.

07/10/2013 - 19:20
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo