Voltar para a tela anterior.

Sessão ordinária é levantada devido ao falecimento da ex-presidente Geni Peteffi

O corpo da ex-vereadora foi sepultado no cemitério da comunidade de Lourdes


Uma vida dedicada a ajudar o próximo e de coerência, na condução da vida pública, sintetiza um pouco das manifestações dos vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (26/09), em lembrança à memória da ex-presidente do Legislativo caxiense Geni Peteffi. Em decorrência da morte, por volta de 0h30 de hoje, por falência múltipla dos órgãos, a plenária foi levantada, como prevê o Regimento Interno da Casa. O requerimento da Mesa Diretora, pelo levantamento, obteve aprovação unânime do plenário. O sepultamento do corpo da ex-vereadora ocorreu no cemitério da comunidade de Lourdes, na tarde de hoje.

O presidente da Câmara, vereador Edson da Rosa, ressaltou que a ex-parlamentar o antecedeu na Presidência da Casa, em 2012. Lamentou o fato de o município ter perdido o que chamou de grande referência política. Salientou que ela sempre se caracterizou por posicionamentos fortes e pelo apego familiar.

Colega de Geni, ao longo de cinco mandatos, desde 1989 até 2008, o vereador Zoraido Silva/PTB salientou que uma de suas primeiras missões, no Legislativo, passou pelo auxílio, na elaboração da Lei Orgânica do Município, promulgada em 4 de abril de 1990. "Os pleitos, nos quais Geni se envolvia, possuíam o foco nos interesses da comunidade. Ela nos ensinou a não levar as brigas do campo político para o lado pessoal", observou.

A vereadora Denise Pessôa/PT destacou o empenho de Geni, na valorização da participação das mulheres, na política, ao longo dos seus seis mandatos consecutivos, de 1989 a 2012. Para ela, a peemedebista não misturava divergências ideológicas com o relacionamento cotidiano com vereadores de oposição, por exemplo. "Mesmo que estivéssemos atuando em frentes opostas, lembro que ela não se esquecia de mandar flores, em datas comemorativas, tanto para mim quanto para a ex-vereadora Ana Corso/PT", recordou.

Fidelidade a princípios e convicções foi como o vereador Flávio Cassina/PTB definiu a ex-presidente, seguido pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, para quem Geni representou a força feminina, capaz de harmonizar posições firmes com atos de coração. "Ela tinha orgulho de ser política, dentro da consciência de fazer o bem", considerou o vereador Mauro Pereira/PMDB. O vereador Jaison Barbosa/PDT apontou para a contribuição dela para com o movimento comunitário. O vereador Gustavo Toigo/PDT enalteceu a preocupação da ex-vereadora, de sempre ajudar aqueles que mais precisavam.

As lembranças da trajetória de Geni e a ênfase a um perfil combativo e solidário, de ética, integridade e respeito, também pautaram as manifestações dos vereadores Arlindo Bandeira/PP, Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PC do B, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB.

Geni Peteffi nasceu no dia 27 de abril de 1944, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Filha de Alfredo Belizário Peteffi e Olinda Pontalti Peteffi, cursou o primário na Escola José Venzon Eberle, o ginasial na Escola Madre Imilda e fez curso técnico em comércio, no colégio São Carlos. Terminado o Ensino Médio, Geni estudou nas faculdades de Ciências Econômicas e de Administração de Empresas, na Universidade de Caxias do Sul.

Durante muitos anos, atuou na iniciativa privada. Em 1983, começou a exercer ações em instituições públicas, onde trabalhou como assessora administrativa, na Secretaria Municipal da Educação. No Legislativo, também presidiu a Comissão de Educação, além de ter integrado a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em sua trajetória, recebeu a Medalha do Centenário da Imigração Italiana; o Prêmio Top of Mind, em 2004, 2005 e 2006; o Troféu Destaque Político da Região Nordeste da Revista Imagem News; o Troféu Ana Terra. Em 2013, foi homenageada pelo Legislativo caxiense, com o Troféu Mulher Cidadã, entregue todo ano, pela Câmara, a mulheres que contribuem com a comunidade. A criação do prêmio às mulheres partiu dela e da ex-vereadora Ana Corso/PT, tendo sido apresentada em 2004.

Geni foi vereadora por 24 anos. Ela permaneceu na Câmara, como parlamentar, por seis mandatos consecutivos: 1989 a 1992, 1993 a 1996, 1997 a 2000, 2001 a 2004, 2005 a 2008, 2009 a 2012. Em 2012, também assumiu como prefeita em exercício. Era presidente do PMDB de Caxias. Diversas vezes, esteve à frente das lideranças da bancada do PMDB e do governo municipal (de 2005 a 2011, durante a administração do ex-prefeito José Ivo Sartori). Ao longo das legislaturas, presidia, constantemente, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Casa.

Uma de suas importantes propostas foi a criação do Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama (18 de julho), instituído pela lei 6.391/2005. Em seu primeiro mandato, Geni formou a bancada feminina ao lado da então vereadora Rosane Hambsch/PDT.

Em razão do falecimento da ex-parlamentar, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Edson da Rosa, cancelou audiências públicas de hoje e de amanhã, a sessão solene de hoje e a programação dos 121 anos do Legislativo. O prefeito Alceu Barbosa Velho decretou luto oficial de três dias, pela morte da ex-vereadora.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

26/09/2013 - 18:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo