Voltar para a tela anterior.

Parlamentares debatem sobre a saúde pública de Caxias do Sul

Conforme dados apresentados por Dilma Tessari, existem hoje 29 mil pessoas esperando por atendimento


Os problemas de saúde pública, enfrentados no município, foram debatidos pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (19/09). O parlamentar Daniel Guerra/PSDB iniciou o assunto. Destacou a reunião extraordinária, ocorrida na manhã de hoje, na sala de comissões da Câmara Municipal, onde a secretária da Saúde, Dilma Tessari, apresentou detalhes sobre as políticas da saúde pública municipal.

Conforme o parlamentar, a secretária expôs números e gráficos com o objetivo de dimensionar a situação por um ângulo estatístico. Guerra criticou o fato de os vereadores terem disposto de, apenas, cinco minutos para dialogar e questionar, durante aquela reunião. Na opinião do parlamentar, a questão da saúde é blindada e pode-se perceber que, segundo ele, o Executivo não está buscando soluções efetivas para a área.

De acordo com Guerra, o prefeito Alceu Barbosa Velho teria prometido, em época eleitoral, que solucionaria todas as demandas relacionadas à saúde pública. Entretanto, a resposta que se obteve de Dilma é que a situação apresenta complexidade. O parlamentar informou que tinha muitos questionamentos a fazer, mas que, com o tempo escasso, não obteve as informações que gostaria. Salientou que, em plena Lei da Transparência, informações estão sendo negadas.

O tucano pontuou que existe uma lista de espera para consultas, na ordem de 29 mil pessoas, e que, conforme a secretária, faltam médicos e leitos. Em contrapartida, Guerra observou que, quando as pessoas conseguem liminar judicial para atendimento, os leitos e os médicos aparecem.

O vereador Jaison Barbosa/PDT contribuiu mencionando ser preciso buscar soluções imediatas, porque uma lista de espera dessa grandiosidade não pode ser admitida. Na opinião do vereador Pedro Incerti/PDT, as pessoas estão contentes com o trabalho realizado dentro das unidades básicas de saúde (UBS).

O peemedebista Mauro Pereira enfatizou que os planos privados de saúde cobram diferença para todos os atendimentos que realizam e que muitas pessoas que possuem plano de saúde particular têm buscado os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, Henrique Silva/PC do B, informou que o relatório apresentado pela secretária vai ser analisado.

19/09/2013 - 20:47
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo