Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de contrariedade à elevação do preço do gás natural

O texto de autoria de 21 vereadores foi aprovado por maioria dos votos


Os parlamentares aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (19/09), a moção de contrariedade à elevação abusiva do preço do gás natural. O texto é de autoria de 21 vereadores. O documento considera que a Companhia de Gás do Estado (Sulgás) reajustou o preço do gás natural em 9,7%, para clientes industriais e comerciais, e em 14,4%, para o segmento de veículos, o que corresponde a quase R$ 0,12 a mais por metro cúbico do produto.

O texto aponta que o gás natural veicular (GNV) consiste em alternativa que deveria ser estimulada, justamente, porque a composição permite uma combustão completa, emitindo teor baixíssimo de poluentes e preservando o meio ambiente, além de ser mais seguro do que os demais combustíveis automotivos. Ressalta, ainda, que as novas tarifas de gás têm impacto direto na inflação e prejudicam todos os consumidores.

De acordo com a proposta, em Caxias do Sul, segundo os dados da Sulgás, diariamente, são consumidos cerca de 90 mil metros cúbicos de gás, entre indústrias, comércios e postos de combustíveis. Salienta que o setor industrial representa, para a Sulgás, 70,37% do mercado gaúcho. O documento pontua que as empresas metalúrgicas locais consomem, por mês, em torno de 70% do total do gás que abastece o setor industrial da cidade, representando mais de dois milhões de metros cúbicos mensais.

O vereador Mauro Pereira/PMDB ponderou que o aumento do preço do gás natural é preocupante para as empresas do município que utilizem grande quantidade de gás. Guila Sebben/PP destacou que, somente através da criação de empregos, é que podemos inserir as pessoas na sociedade.

Assinaram o documento os parlamentares: Arlindo Bandeira/PP, Clair de Lima Girardi/PT, Deise Pessôa/PT, Daniel Guerra/PSDB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flávio Guido Cassina/PTB, Flávio Soares Dias/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Guilherme Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa dos Santos/PDT, Jó Arse/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/DEM, Pedro Justino Incerti/PDT, Renato Nunes/PRB, Rodrigo Beltrão/PT, Rafael Bueno/PCdoB, Raimundo Bampi/PSB, e Zoraido Silva/PTB.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Ausente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não Votou

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

19/09/2013 - 20:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo