Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno repercute lançamento da campanha "Quero a UFRGS aqui"

Parlamentar defende a mobilização social para sensibilizar as autoridades


O vereador Rafael Bueno/PCdoB repercutiu o lançamento da campanha "Quero a UFRGS aqui", durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/09).  O ato ocorreu no último sábado (14/09), na Praça Dante Alighieri, buscando sensibilizar as autoridades sobre a relevância de a região ser contemplada com uma universidade pública federal. 

A distribuição de mais de mil adesivos durante o evento deixou o parlamentar motivado para prosseguir com a luta. Elogiou a participação do ex-deputado estadual e atual presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Roque Maria Bocchese Grazziotin. Segundo Bueno, Grazziotin também apoia e defende a implantação de uma universidade pública em Caxias.  

A mobilização recebeu, ainda, a adesão do movimento sindical. "Desde 2009, estamos trabalhando nessa questão. É uma vergonha a região ainda não ter uma universidade pública", destacou Bueno. O parlamentar voltou a defender a região de Forqueta como ponto estratégico para implantação do Campus da UFRGS. 

Convidou a população para um ato show no dia 6 de outubro, na Estação Férrea, em Caxias. Aproveitou para ler, na íntegra, uma carta de apoio ao movimento, enviada pela Associação São-Marquense de Universitários.  Salientou que a UFRGS não vem para a Serra para competir com outras instituições de ensino, mas sim para contemplar os interesses da comunidade estudantil. A Câmara Municipal está engajada na campanha por meio da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul. "Esse trabalho teve a sinergia com entidades da cidade e, depois, com os prefeitos da região. E o prefeito Alceu Barbosa Velho já afirmou que, se a UFRGS necessitar de terras para a instalação, ele garante o número de hectares que for preciso", frisou Bueno. 

O vereador Pedro Incerti/PDT lembrou que o movimento iniciou no Legislativo de Caxias e, por esse motivo, considera justo que a unidade seja implantada no município. "Todos têm direito de pleitear o campus da universidade federal, mas é preciso avaliar onde tem a maior demanda de ensino público entre os municípios da região. E, sem dúvida, esse município é Caxias. É uma questão de justiça se definir por Caxias, é histórica essa batalha e queremos que se torne realidade", salientou.

Já o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB observou que a população está compreendendo a relevância de um tema que se tornou regional. "Não só Caxias vai colher frutos com uma universidade pública instalada aqui, mas todo o Rio Grande do Sul", frisou. O parlamentar Henrique Silva/PCdoB ficou impressionado com a recepção da comunidade durante o evento de sábado, mas, segunde ele, o que mais chamou a atenção foi o posicionamento favorável da população em defesa do movimento pró-universidade pública: "As pessoas estão determinadas a construir a vinda da universidade para Caxias e região".

17/09/2013 - 21:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo