Voltar para a tela anterior.

Jaison entregará ao prefeito relatório sobre os trabalhos da comissão da Maesa

O texto reitera o pedido pelo imediato tombamento do prédio da antiga Fábrica 2


Às 9h desta quarta-feira (18/09), nos pavilhões da Festa da Uva, a comissão temporária especial da Câmara que trata do tombamento do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2) entregará ao prefeito Alceu Barbosa Velho um documento sobre os trabalhos em torno desse tema. Entre os pedidos, será solicitado que o chefe do Executivo determine o imediato tombamento, considerando justificado interesse público. O comunicado sobre o ato foi feito pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, na sessão ordinária desta terça-feira (17/09).

A partir da tribuna, Jaison referiu diversas ações da comissão, em prol do tombamento. Entre elas, houve uma audiência pública no último dia 15 de julho, no plenário da Casa. Naquela oportunidade, o procurador-geral adjunto para Assuntos Institucionais da Procuradoria-Geral do Estado, Paulo Roberto Basso, salientou que, na discussão, estará em questão a dívida de R$ 60 milhões da empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava o prédio. Em dezembro de 2010, a Mundial repassou a Maesa/Fábrica 2 ao estado, a fim de quitá-la, quando o prédio entrou avaliado em R$ 30 milhões.

Somando-se à manifestação de Jaison, o vereador Raimundo Bampi/PSB salientou que aquela área poderia sediar um mercado público. Em duas oportunidades, foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou o pedido ao governo do estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Jaison ainda aproveitou para destacar que, ontem, em Porto Alegre, acompanhou o lançamento da Rede Gaúcha de Televisão. Comentou que o sistema está organizando um telejornal estadual, do qual participará a TV Caxias (canal 14).

Além do presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a comissão temporária especial sobre o tombamento da Maesa/Fábrica 2 os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Jó Arse/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Neri Pereira/DEM (Neri, O Carteiro) e Raimundo Bampi/PSB.

17/09/2013 - 19:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo