Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre melhorias na Perimetral Norte

Reunião da Comissão Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, ocorrida ontem (10/09), pautou as discussões


A prevenção de acidentes de trânsito na Perimetral Norte foi tema de debates, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11/09). Na plenária, foi discutida uma reunião extraordinária promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), realizada na noite de ontem (10/09), no anfiteatro da Câmara. O encontro, conduzido pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, presidente da CDUTH, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. O objetivo foi discutir e tentar viabilizar medidas para melhorar a segurança, especialmente próximo à Rótula Hercílio Randon, no bairro Sagrada Família, onde duas crianças morreram atropeladas na semana passada.

Durante a plenária desta quarta-feira, declarou que a reunião foi tensa devido ao desabafo do povo. Para ele, a Câmara está cumprindo com o seu papel ao encaminhar as demandas da população ao Executivo. O encontro também teve a presença do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Habitação (SMTTM), Zulmir Baroni Filho.

Daniel Guerra/PSDB demonstrou descontentamento com a resposta proferida pelo secretário, de que a pasta iria analisar melhor o caso. Para o parlamentar, o ideal seria sugerir uma ação imediata, como a colocação de tachões na pista, enquanto medidas de médio e longo prazo, como uma passarela, sejam planejadas.  Ele ainda questionou a declaração do secretário de que não se justifica quebra-molas próximo à referida rotatória. De acordo com o tucano, esse tipo de redutor já existe na Perimetral Norte com a Rua Humberto de Campos e também próximo à Rótula Nelson Bazei.

Mauro Pereira defendeu o secretário, pontuando que Baroni está à frente da pasta há meio ano. Os vereadores Flávio Dias/PTB, Flavio Cassina/PTB, Rafael Bueno/PCdoB e Zoraido Silva/PTB, da mesma forma, apoiaram o secretário, destacando o trabalho que tem sido realizado.  Pedro Incerti/PDT cobrou a responsabilidade do motoqueiro que atropelou as crianças. "Essa pessoa é uma das responsáveis do fato. Há placas de sinalização, mas certamente ela estava em alta velocidade", mencionou.

Gustavo Toigo/PDT, por sua vez, contrariou o momento em que o encontro foi realizado, alegando que as famílias das crianças e os moradores estão muito abalados. Relatou que nada se resolve de uma hora para outra e que a execução das obras dependem de decisões técnicas. Para Rodrigo Beltrão/PT, a proposta de estudar o assunto pareceu desrespeitosa devido à urgência da reivindicação. Neri, O Carteiro/DEM também entende que ao menos tachões ou lombo-faixas deveriam ficar prontos antes de uma obra maior.

Ao término do debate, o vereador Cassina trouxe, em primeira mão, que a Secretaria de Trânsito antecipou a realização de obras na Perimetral Norte. Conforme o vereador, inicialmente, será efetuada a sinalização da divisão de pista. Posteriormente, serão instaladas as tachas e tachões reflexivos, além de legendas de velocidade e demarcação de duas faixas de travessia de pedestres. A primeira faixa ficará próxima à rotatória com a Rua Atílio Andreazza, executada em elevação (lombo-faixa), enquanto a segunda será na esquina com a Rua Cândido Calcagnotto, com possibilidade de implantação em conjunto com um semáforo de pedestres.

11/09/2013 - 21:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo