Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre o policiamento comunitário

Criação de novos núcleos e atendimento ao Interior pautaram as discussões


O projeto de policiamento comunitário, realizado por meio de parceria entre os governos municipal e estadual, foi tema de debates durante a sessão ordinária desta quinta-feira (05/09). Os vereadores Kiko Girardi/PT e Edi Carlos/PSB comemoraram a implantação de novos pontos de atendimento. Já Raimundo Bampi/PSB solicitou mais atenção às localidades do Interior do de Caxias do Sul. Na iniciativa, o governo municipal custeia o aluguel das moradias de policiais militares, a fim de que atuem nos bairros em que residirão, enquanto o Estado disponibiliza efetivo, equipamentos e viaturas.

Kiko Girardi/PT destacou a implantação de um núcleo de policiamento no bairro Serrano. Segundo o vereador, a demanda existia desde quando ele era presidente de bairro, em 2011. O parlamentar comentou que, no início deste ano, reuniu-se com o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, e com o coronel Júlio César Marobin para tratar sobre o assunto. Ontem (04/09), o petista recebeu a confirmação, por parte do major Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, que o novo núcleo deve ser instalado no bairro até o mês de novembro.

Edi Carlos/PSB, por sua vez, ressaltou a implantação de uma unidade na região do Planalto. O parlamentar fez um resgate histórico dessa reivindicação, lembrando da realização de reuniões na União das Associações de Bairros (UAB), no gabinete do prefeito Alceu Barbosa Velho, e com o major Jorge Emerson Ribas. De acordo com o vereador, Ribas também confirmou que a região será contemplada com o policiamento.

O socialista Raimundo Bampi parabenizou os parlamentares pela conquista voltada aos bairros. Porém, ressaltou que a zona rural do município está abandonada. "No Interior, a insegurança aumenta. Somos discriminados pela secretaria estadual", desabafa. O parlamentar considerou que, antigamente, havia duas patrulhas nas localidades interioranas, enquanto hoje há apenas uma.

Mauro Pereira/PMDB relatou que já fez uma indicação à Brigada Militar para que haja viatura no Interior. Ele comentou sobre o atraso no pagamento dos aluguéis aos policiais, divulgado em jornal local. O peemedebista considera que a falta de recursos não seria a causa dos atrasos. Comentou que o problema está na liberação de um documento que autorize o convênio, por parte do governo do Estado.

Para Jaison Barbosa/PDT, o projeto é interessante por ser uma construção comunitária entre os governos municipal e estadual. Rafael Bueno/PCdoB elogiou o governo do ex-prefeito José Ivo Sartori e do atual, de Alceu Barbosa Velho, considerando que há estrutura para a realização do policiamento comunitário.

05/09/2013 - 20:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo