Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio à votação urgente da PEC sobre o fim do voto secreto é aprovada

O documento tem a autoria do vereador Mauro Pereira


Moção em apoio à votação urgente, por parte do Senado, da proposta de emenda constitucional (PEC) que extingue o voto secreto, no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (05/09). De autoria do vereador Mauro Pereira/PMDB, o texto considera o caso do deputado Natan Donadon (sem partido, de Roraima), preso por peculato e formação de quadrilha desde junho, que não perdeu o mandato por meio de votação sigilosa, que tratou da possível cassação dele, na Câmara dos Deputados.

Mauro expõe que a decisão dos deputados, sobre Donadon, causou uma repercussão negativa junto à opinião pública sobre esse tipo de voto. Ele entende que essa é uma oportunidade de mostrar à sociedade caxiense o que os vereadores pensam sobre o assunto, uma vez que as votações da Câmara Municipal de Caxias do Sul sempre são transparentes.

Os parlamentares Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Neri, O Carteiro/DEM, Renato Nunes/PRB e Zoraido Silva/PTB se manifestaram favoravelmente à moção. Virgili Costa/PDT, contudo, respaldou apenas parte do documento, no que se refere à transparência e à cassação de políticos corruptos. "Quanto ao voto aberto para indicar autoridades, há de se pensar bem. Não podemos fazer apologia à ingenuidade. Duvido que o Senado não faça emendas ao projeto neste ponto", destacou. Rafael Bueno/PC do B não votou por estar representando a Câmara em evento.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Não Votou

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

05/09/2013 - 19:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo