Voltar para a tela anterior.

Renato Nunes afirma estar decepcionado com a carreira política

O vereador lamentou as limitações do exercício da função de vereador


Na sessão ordinária desta quarta-feira (04/09), o vereador Renato Nunes/PRB externou frustração para com a carreira política. A decepção é tamanha a ponto de o republicano repensar se voltará a concorrer a uma cadeira no Parlamento caxiense, nas próximas eleições. "Fui reeleito, cumpro o meu mandato com muita honra e respeito a todo cidadão, mas, na verdade, não tenho interesse em seguir na carreira de vereador", adiantou. Ele tentou explicar as razões por essa atitude, alegando que são poucas as atribuições de um vereador, para que, realmente, possa colaborar com a cidade.

Nunes reclamou das possibilidades de elaboração de projetos. Disse que a maioria é inconstitucional ou gera despesas para o município. "Desta forma, o parlamentar fica restrito a criar leis, para, apenas, nomear ruas da cidade", observou. Ele apontou que as indicações ao Executivo, uma das ferramentas de trabalho do vereador, na maioria das vezes, não são aceitas. "Existem muitos pedidos de informações na área de saúde, segurança e educação, mas são negados porque aqui, nesta Casa, a maioria dos vereadores é da base do governo", lamentou.

O parlamentar também afirmou sentir orgulho por ter feito campanha sem a necessidade de fazer promessas inexecutáveis, apenas, se comprometendo em trabalhar pela comunidade. "Se eu tivesse prometido algo aos meus eleitores, hoje estaria em depressão", revelou.

Na visão de Nunes, na Câmara, existe a cultura da bajulação. Ele ressaltou que não foi eleito para enaltecer pessoas e ocupar um lugar no Legislativo, para realizar votos de congratulações. Além disso, constatou a prática da compra de rifas e pedidos de dinheiro para suprir remédios de eleitores que visitam a Câmara Municipal. Conforme o republicano, ao ingressar na política, não tinha conhecimento das alas de situação e oposição. Por outro lado, ponderou que, mesmo reconhecendo todas essas dificuldades, o Parlamento faz parte da democracia.

04/09/2013 - 18:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo