Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos cobrará a contratação de fonoaudiólogos concursados

A reunião extraordinária desta sexta-feira apurou déficit de pessoal, no município


A contratação de fonoaudiólogos concursados, na Prefeitura, será cobrada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na tarde desta sexta-feira (30/08), na sala das comissões da Casa, foi realizada reunião extraordinária para traçar um panorama da situação, em que o quadro atual não tem dado conta da demanda, de cerca de 500 atendimentos por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, demonstrou preocupação para com a lista de espera, por serviços de fonoaudiologia. Sem prazos para atendimento, 454 pacientes estão no aguardo, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde. Denise também solicitará ao Executivo mais fonoaudiólogos para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE), que só conta com dois profissionais.

A assessora jurídica da secretaria, Lisandra Stephanou, afirmou que, vinculados à Saúde, há quatro fonoaudiólogos de provimento efetivo e mais 16 terceirizados de convênios, sendo 14 do Hospital Virvi Ramos e dois da Associação Helen Keller. Ela não conseguiu estimar quando ocorrerão novas nomeações do concurso vigente. Nos demais departamentos da administração municipal, existem mais três profissionais de carreira da área, totalizando sete no quadro, como informou uma delas, na reunião de hoje.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Flávio Dias/PTB, Mauro Pereira/PMDB, Rafael Bueno/PC do B e Renato Nunes/PRB.

30/08/2013 - 18:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo