Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa protocola projeto de lei sobre cabeamento subterrâneo

Proposição visa à estética, organização e segurança na cidade


Buscando o aumento da segurança dos moradores, a melhoria estética do município e, acima de tudo, a necessidade da contínua busca de sustentabilidade para cidade, o vereador Jaison Barbosa/PDT protocolou um projeto de lei que torna obrigatório o cabeamento subterrâneo no município.

Conforme o vereador, a transição do cabeamento das redes elétrica, telefônica, TV a cabo e internet de aéreo para subterrâneo contribui consideravelmente para a qualidade de vida, pois deixa o campo visual mais limpo e claro. Esse tipo de instalação também está menos sujeita a acidentes, vandalismo e efeitos provocados por fenômenos climáticos. Além disso, se bem feitas, sofrem menos desgaste.

Com o crescimento exponencial do município e da migração, é preciso pensar meios de reduzir impactos. Atualmente, 3% da fiação nas cidades brasileiras são subterrâneas, e em sua maioria, estão localizadas em áreas onde é a única solução viável devido à necessidade de suprir a demanda de energia.

"Este projeto de lei vai ao encontro do Plano de Governo do prefeito Alceu Barbosa Velho, no que tange à urbanização e planejamento. Quando colocado em prática, mostrará que Caxias do Sul evoluiu em termos de estética, organização, praticidade, segurança, e que também está consciente em relação à preservação de suas áreas históricas e do meio ambiente. Considerando a paisagem urbana, principalmente os recantos e centro histórico, as regiões turísticas ou as que estão investindo no turismo devem se preocupar com o campo visual, pois esse é um dos responsáveis por atrair visitantes. Caxias do Sul, como polo de turismo, não pode pensar diferente, mas sim tomar decisões imediatas", salienta o vereador.

Se for sancionado pelo prefeito, o município terá 15 anos para adequar-se às novas regras. Vale salientar que todas as reformas serão custeadas pelas empresas, concessionárias e terceirizadas, responsáveis pela fiação elétrica, telefônica, de TV a cabo e internet no município.

 

 

30/08/2013 - 09:11
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo