Voltar para a tela anterior.

Edi Carlos pede canalização de valo no bairro Planalto e proximidades

Esgoto a céu aberto que atravessa o bairro provoca dificuldades aos moradores


A situação enfrentada por diversos moradores da região do Planalto, em Caxias do Sul, devido a um valo que corta os bairros Pinho Verde, Vila Mari, Planalto, Coesp e segue até Galópolis, foi o tema abordado pelo vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, na sessão plenária desta quinta-feira (22/08). O parlamentar apresentou imagens que mostram a situação crítica enfrentada pelos moradores.

Segundo o socialista, o valo está próximo demais das residências e as pessoas precisam improvisar pontes de madeira para conseguir chegar até suas casas. Ressaltou que esse valo passa abaixo das residências e as ruas não possuem mais que três metros de largura. Mencionou, ainda, que muitas famílias estão com os muros das moradias prestes a desabar. "O esgoto gerado pela empresa Marcopolo, localizada no bairro Planalto, acaba sendo descartado nesse valão. Por mais que ela tenha um sistema de tratamento eficiente, há esgoto seguindo a céu aberto", observa.

Edi Carlos informou que, na tarde de hoje, esteve na prefeitura, com o propósito de agendar uma reunião para tratar sobre o assunto. O vereador lembrou que, em 2008, o ex-prefeito José Ivo Sartori, por meio do Orçamento Comunitário, implantou uma parte da canalização no bairro Pinho Verde, mas, por falta de licenciamento ambiental, as obras não foram prolongadas.  

Durante a sessão, o socialista informou que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos conseguiu a liberação do licenciamento ambiental e, mais uma vez, com verba do Orçamento Comunitário, realizará a ampliação da rede de esgoto em aproximadamente 120 metros, chegando até a parte coberta do valo. Conforme o socialista, o processo de licitação deve ser iniciado em breve.

O democrata Neri, O Carteiro, salientou que essa situação dos moradores do Planalto e bairros próximos se trata de um problema de saúde pública. Alertou que, em casos de chuva forte, a água invade as residências.

22/08/2013 - 21:24
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo