Voltar para a tela anterior.

Luiza da Motta é congratulada com o título de Cidadã Caxiense

A homenageada acumula mais de 40 anos de atuação, no serviço público


A entusiasta da leitura Luiza Helena Darsie da Motta foi congratulada com o título de Cidadã Caxiense, em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (22/08), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Ela acumula mais de 40 anos de atuação, no serviço público. O presidente da Casa, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Mauro Pereira manifestou-se a partir da tribuna. Ressaltou que a marca principal de Luiza é o permanente incentivo à cultura. Salientou que ela herdou do pai o gosto pela leitura de jornais, revistas, livros. Lembrou que, na década de 1980, ao se tornar a primeira diretora da Casa da Cultura, trouxe diversos espetáculos para o município.

Depois de receber o diploma de Cidadã Caxiense, Luiza enfatizou que a leitura forma pessoas. De acordo com ela, sobretudo, entre as crianças, a prática gera um entendimento cultural, estético e ético. Agradeceu o apoio da família e dos amigos. Observou que, no momento, há 30 mil livros circulando pela cidade, a partir de programas de leitura, desenvolvidos nos últimos anos.

O prefeito em exercício de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, definiu que Luiza comandou uma verdadeira revolução silenciosa, pela capacidade de deixar extravasar o seu espírito humanista. Destacou a participação dela, na implantação das bibliotecas comunitárias, como a do bairro Cânyon. "Ela tem a capacidade de colocar a própria emoção a serviço da uma causa", enalteceu.

Luiza da Motta iniciou a sua carreira como professora, em atividades voltadas para a área cultural. Por mais de 16 anos, atuou na Biblioteca Municipal. Em 2005, o então secretário municipal da Cultura, José Clemente Pozenato, convidou Luiza para implantar o Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) Livro Meu. O trabalho teve repercussão e um grande envolvimento comunitário. Ela é natural de Carlos Barbosa.

22/08/2013 - 21:14
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo