Voltar para a tela anterior.

Corte de gastos pelo Executivo gera debate na Câmara Municipal

Viagens do prefeito Alceu Barbosa Velho ao Exterior também motivaram a discussão entre os parlamentares


O corte de gastos por parte do Executivo pautou as discussões no plenário da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira (20/08). Entre as medidas adotadas para reduzir despesas, o prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT cortou drasticamente as verbas para viagens.  O vereador Pedro Incerti/PDT elogiou a iniciativa do chefe do Executivo, mas afirmou que a medida deve atingir todos os escalões do governo, sem distinção de cargos. "Já que precisamos reduzir os gastos, vamos reduzir. E, se a ordem é para ninguém do governo viajar, esse bom exemplo deve começar pelo chefe", alertou Incerti, criticando a viagem de Alceu à cidade de Bogotá.

O prefeito viajou para a capital da Colômbia para verificar o sistema de transporte coletivo daquela cidade. Criticou também a viagem do prefeito à Coréia do Sul, afirmando que o trabalho de pesquisa de campo sobre uma usina de lixo não se justifica, já que o equipamento, segundo ele, funciona somente com a produção mínima de 650 toneladas/dia de recolhimento de lixo. "A Codeca já fez mais de 10 viagens nesse sentido. Se tínhamos a informação de que a produção mínima é de 650 toneladas, qual o motivo de fazer uma viagem para a Coréia, se  aqui em Caxias do Sul produzimos apenas  300 toneladas/dia", questionou. 

O vereador Rodrigo Beltrão/PT afirmou que o valor aplicado na viagem à Coreia foi "dinheiro literalmente jogado fora". E acrescentou: "Vamos à Coréia  para buscar tecnologia avançada no tratamento do lixo e não fazemos o dever de casa". Sobre a viagem a Bogotá, para verificar  o sistema de transporte coletivo, o petista considerou  desnecessária. Para Beltrão, o mais urgente  é a realização de obras de mobilidade social. "Não precisava ir a Bogotá para  saber o que a cidade de Caxias precisa nesse sentido.  O mais urgente é a finalização das obras das  estações de transbordo que ainda não foram concluídas", afirmou o parlamentar petista. Disse ainda que a situação financeira do município é preocupante porque a administração corta os gastos sutilmente e não ataca questões centrais como a redução nos cargos em comissão. "Cortam os gastos com o cafezinho, mas não cortam cargos de confiança", pontuou.

Já a vereadora Denise Pessôa/PT estranhou que na viagem para Bogotá tenha participado da comitiva um membro da Visate. Na visão da petista, essa proximidade com o poder econômico compromete o governo. Ela questionou os valores gastos na viagem.  Afirmou que vai elaborar um pedido de informações ao Executivo para saber quais as evidências positivas que a delegação trouxe de Bogotá. "Imagino que o prefeito vai trazer subsídios para implementar a redução de tarifa", mencionou. 

O líder do governo na Casa, vereador Gustavo Toigo/PDT, rebateu as críticas  de forma pontual. Sobre o atual número de cargos em comissão, disse que foi uma norma do atual governo ao assumir. A ordem foi manter a mesma estrutura já existente para o preenchimento das vagas, ressaltou. Toigo informou que Caxias do Sul é a cidade que emprega menos CCs  por habitante em comparação com aos demais municípios da região. Com relação à viagem para Bogotá, o pedetista disse que já estava programada pela administração antes das medidas de austeridade.

Conforme o líder do governo, o grupo foi buscar aperfeiçoamento para o sistema de transporte da cidade. Citou o caso de Bogotá como referência nos chamados BRT's (Bus Rapid Transit). Também destacou a necessidade da visita para verificar  e otimizar o sistema de transporte coletivo em Caxias, citando como exemplo as obras das estações de transbordo Imigrante e Floresta e as estações de embarque no centro da cidade, que estão em fase de implementação. "O prefeito Alceu Barbosa Velho tem foco no trabalho e é um administrador responsável. Ele vai continuar dessa forma, sem arredar um centímetro dessa direção", ressaltou Toigo.

20/08/2013 - 21:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo