Voltar para a tela anterior.

Denise retoma a regularização de imigrantes haitianos e senegaleses

Vereadora relatou sua participação em reuniões que trataram do assunto


A vereadora Denise Pessôa/PT retomou a sua preocupação para com a imigração, em Caxias do Sul, especialmente, no que se refere a haitianos e senegaleses. Na sessão ordinária desta quarta-feira (31/07), a petista relatou a sua participação em duas reuniões que trataram do tema: uma com o superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Sandro de Moraes; e outra do Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat), ambas na Capital gaúcha. 

No encontro com o superintendente Sandro de Moraes, Denise explanou sobre a forma como são feitos os encaminhamentos dos pedidos de refúgios em Caxias do Sul. A vereadora explicou que o atendimento aos imigrantes está sendo feito por meio de agendamento prévio, conforme solicitação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. Entretanto, de acordo com a parlamentar, o efetivo policial disponível não contempla a quantidade de solicitações, o que atrasa o atendimento. Denise lembrou que a cidade abriga, atualmente, 429 senegaleses, sendo que, cerca de 100 ainda esperam pela regularização. A vereadora afirmou que o superintendente buscará aumentar o efetivo para aumentar o atendimento e diminuir a irregularidade dos imigrantes.

A reunião do Comirat, por sua vez, aconteceu no Palácio Piratini e contou com a presença do secretário nacional da Justiça, Paulo Abrão. Denise declarou que o secretário fez um relato sobre as políticas públicas do governo federal para essa parte da população. A vereadora apresentou a situação caxiense durante o encontro e afirmou que a maior parte dos haitianos consegue regulamentação por meio de um visto humanitário, enquanto os senegaleses dependem exclusivamente do refúgio. Denise ainda pediu para que os empresários da região possam buscar esses trabalhadores de forma regular, entrando em contato com a embaixada brasileira no Senegal.

Arlindo Bandeira/PP informou que conversou com alguns dos imigrantes, e que estes reclamaram por não conseguir trabalho. Felipe Gremelmaier/PMDB, participando do assunto, pontuou que o município tem buscado agilizar a regularização dos imigrantes no país.

31/07/2013 - 21:14
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo