Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno lança projeto para combater a obesidade infantil

O parlamentar condenou excesso de açúcar, gordura e sal, na alimentação das crianças e dos adolescentes


Na sessão ordinária desta quarta-feira (30/07), o vereador Rafael Bueno/PC do B falou de um projeto de sua autoria que proíbe a comercialização, a confecção e a distribuição de produtos que colaborem para acarretar riscos à saúde ou à segurança alimentar dos consumidores, em cantinas e similares, instaladas em escolas públicas e privadas, situadas em Caxias do Sul.

Dentro da proposta, o parlamentar classificou o sal, o açúcar e a gordura como o trio maligno da alimentação. Ingredientes que, segundo ele, muitas vezes, vêm disfarçados na aparência inocente, com rótulos chamativos que colocam em risco a saúde de toda uma geração.

Baseado em uma pesquisa, Bueno apontou que 41% dos estudantes consomem doces, balas e chocolates, pelo menos, cinco vezes por semana. O estudo diz, ainda, que a margem de crianças e adolescentes acima do peso atingiu 15% da população, enquanto que, na década de 1970, era de 5%. Pediu investimentos no combate à obesidade.

Para o comunista, não basta que a legislação oriente para que a merenda escolar busque o emprego da alimentação saudável e adequada ou atente para o direito de garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos. Afirmou que, além da presença de uma nutricionista, para elaborar o cardápio, precisa ocorrer a aquisição de merenda com uso de gêneros alimentícios variados, junto aos produtores locais. Solicitou a vedação legal de estabelecimentos, dentro da escola, que vendessem alimentos com baixo teor nutricional.

Bueno também propôs a implantação de sinal de internet, no transporte coletivo urbano. Conforme ele, o objetivo é proporcionar maior conforto aos usuários de ônibus. O parlamentar fez, ainda, uma indicação ao Executivo. Sugeriu a implantação de internet gratuita, nas principais praças e parques do município, com a finalidade de realizar a inclusão digital. Trata-se do que ele denomina "Internet para Todos".

30/07/2013 - 19:52
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo