Voltar para a tela anterior.

Zona Oeste quer mais médicos e unidades básicas de saúde

Moradores comemoraram escola infantil no Mariani e rondas policiais no Vale da Esperança


As reivindicações por mais médicos e unidades básicas de saúde (UBS), na região Oeste de Caxias do Sul, ganharam evidência, na 2ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2013, realizada na noite desta segunda-feira (29/07), no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Cidade Nova. Cerca de 150 lideranças comunitárias de 43 bairros e loteamentos apresentaram as suas demandas. Nos próximos dias, os vereadores do Legislativo caxiense as encaminharão às autoridades competentes, na busca pela resolução dos problemas apresentados.

Teresinha Aparecida Duarte, do Vale da Esperança, alertou que o seu bairro e o Reolon sofrem por terem um só médico para atender mais de dez mil pessoas. Acusou a inexistência de profissional à noite, o que, segundo ela, prejudica, principalmente, crianças e idosos. Edi Maria Bolson, do Vila do Rosário, aproveitou para cobrar maior agilidade, na ampliação da UBS do Rio Branco.

Na mesma linha, Joel Mantovani de Oliveira, do Cidade Nova I, II e III, chamou atenção que duas UBS próximas não têm conseguido suprir as necessidades. Mariza Borges, do Colina das Castanheiras, avançou: "Só implantar UBS não adianta, pois a saúde está péssima. Queremos mais médicos".

Mantovani também solicitou policiamento comunitário para a região, cobrança que encontrou eco em outras manifestações de moradores. Destacou que a escola Érico Cavinato carece de cobertura para a quadra de esportes. Incluiu, ainda, em ofício que encaminhou para o presidente da Câmara, vereador Edson da Rosa, a regulamentação do loteamento Cidade Nova IV.

Enquanto isso, Pedro da Silva, do Mariani, fez agradecimentos. Salientou que a localidade, nos próximos meses, passará a contar com escola infantil, com capacidade para 99 crianças. Ressaltou que, por meio do Orçamento Comunitário, a escola Paulo Freire obteve passeio público. Afirmou que várias ruas ficarão totalmente calçadas e que a ligação da Rua Raquel Grazziotin com a RS-122 proporcionará ao bairro uma entrada oficial. Teresinha também agregou pontos positivos. Ela garantiu que o Vale da Esperança vem recebendo rondas policiais diárias.

Outras reclamações, porém, ficaram por conta de maior flexibilidade, nos itinerários das linhas do transporte coletivo que abrangem a região do Cohab e do Colina Sorriso, onde, de acordo com Marino Alexandre, do Jardim Itália, os ônibus passam juntos, num só horário. Citou que, por vezes, pessoas esperam até 50 minutos, nas paradas. Zildane Corrêa, do Vila Amélia, enfatizou que as escolas infantis e de ensino fundamental apresentam falta de profissionais capacitados, para garantir a inserção educacional de jovens com deficiência.

Estes foram os 43 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Altos do Santiago, Charqueadas, Cidade Industrial, Cidade Nova, Cidade Nova IV, Cohab, Colina das Castanheiras, Desvio Rizzo, Floresta, Floresta II, Forqueta, Gruta, Jardim do Shopping, Jardim Itália, Madri, Mariani, Mattioda, Moinhos Germani, Morada do Sol, Morada Feliz, Nossa Senhora da Paz, Paraíso Cristal, Parque das Rosas II, Planalto Rio Branco, Reolon, Santa Lúcia da 9ª Légua, Santa Teresa, São Conrado, São Francisco, São Gabriel, São Lucas, São Pedro, Sol Nascente, Tijuca, Tirol, Vale da Esperança, Vale Verde, Vila Amélia, Vila Amélia II, Vila do Rosário, Vila do Rosário II, Vila Guilherme, Vila Romana.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva.

29/07/2013 - 23:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo