Voltar para a tela anterior.

Câmara entrega a Medalha Agricultor Destaque do Ano a Rossi e Sutili

Os produtores tem se notabilizado pela persistência no trabalho rural


O reconhecimento à persistência, no trabalho rural, foi feito pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (25/07), no plenário da Casa. Aldeonir Sutili e Avelino Rossi receberam a Medalha Agricultor Destaque do Ano. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia. Hoje é o Dia do Colono.

O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, vereador Raimundo Bampi, fez um pronunciamento a partir da tribuna. Oriundo do meio rural, o parlamentar salientou que o homem do campo, todo dia, renova as suas energias para continuar, no setor. Observou que, muitas vezes, os colonos lidam com leis que nem sempre os ajudam. "Sempre que alguém vai à mesa, os colonos deveriam ser lembrados", enalteceu.

Os homenageados receberam diploma e medalha. Sutili lembrou que, no passado, lavrava a terra com arado e junta de boi, utilizando-se do cabo da enxada. Citou a evolução que representou a adoção do maquinário, mas advertiu que elas nunca substituirão a realização dos sonhos dos agricultores, como verem as suas propriedades autossustentáveis. Lamentou, ainda, a constante preferência de muitos filhos de produtores pela vida na cidade.

Em nome de Rossi, falou o seu filho, Antonio Rossi. Destacou que, na propriedade da família, tem prevalecido o uso racional da energia. "Ao longo dos anos, já receberam visitas de produtores de outros países e estados, por serem uma referência no sistema agroecológico", orgulhou-se. Ele também afirmou que muitos agricultores se estimularam a seguir o exemplo.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, transmitiu os cumprimentos do prefeito em exercício Antonio Feldmann e salientou a relevância dos homenageados, para a evolução das práticas agrícolas de Caxias do Sul.

O requerimento, da Mesa Diretora, aponta que Sutili nasceu em 16 de janeiro de 1953, em São Valentin, mudando-se para Caxias na década de 1970. Na localidade de São João da Mulada, no distrito caxiense de Criúva, dedicou-se à criação de gado de corte à produção leiteira, com agroindústria própria. Entre outras atividades, integra a diretoria do Sindicato Rural do município e representa o órgão junto ao Conselho Municipal da Agricultura. Participa do Movimento Tradicionalista Gaúcha e é narrador de rodeios.

Quanto a Rossi, o texto refere que ele nasceu em Garibaldi, em 1º de janeiro de 1934. Em 1995, Rossi deu início ao trabalho da agricultura ecológica. Esteve entre os pioneiros dessa nova forma de se produzir alimentos. Na época, a partir do primeiro curso de agroecologia, desenvolveu a experiência precursora do sistema protegido em uva Niágara.

A criação dessa homenagem anual coube aos vereadores Geni Peteffi e Marcos Daneluz, por meio do decreto legislativo 207/A, de 4 de julho de 2007. A escolha dos agricultores agraciados hoje resultou dos trabalhos de uma comissão integrada que, além da Câmara Municipal de Caxias do Sul, teve a Secretaria Municipal da Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato Rural de Caxias do Sul e Conselho Municipal da Agricultura.

25/07/2013 - 22:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo