Voltar para a tela anterior.

Kiko pede agilidade para a conclusão das estações de transbordo

Ele atentou que, das dez estações previstas, apenas duas estão em obras


Na sessão ordinária desta quarta-feira (24/07), o vereador kiko Girardi/PT discursou sobre as estações de transbordo, nos bairros Floresta e Petrópolis. Segundo o parlamentar, a partir do ano de 2000, a Secretaria Municipal do Trânsito, Transportes e Mobilidade iniciou o planejamento das estações, cuja finalização do projeto ocorreu em 2004. Lamentou que, somente ano passado, tivessem se iniciado as obras.

Na visão do parlamentar, existe lentidão no processo. Disse esperar que o prefeito Alceu Barbosa Velho prosseguisse com as obras, em ritmo mais acelerado. Para ele, ao invés de priorizar o atendimento aos usuários de automóveis, a atenção precisa se voltar ao transporte coletivo. "O ex-prefeito José Ivo Sartori havia colocado mais uma via de rolamento, junto à Rua Sinimbu, para os carros, sem prioridade aos ônibus", lamentou.

Kiko afirmou defender um corredor exclusivo para ônibus na Avenida Júlio de Castilhos, já que esta via atravessa a cidade no sentido Leste-Oeste. Na opinião dele, a iniciativa poderia diminuir o acúmulo de pessoas, nas paradas, principalmente, nos horários de pico, com agilidade no trânsito de veículos de passeio.

Os vereadores Mauro Pereira e Zoraido Silva/PTB apoiaram a ideia. Em tom esclarecedor, o vereador Flávio Cassina/PTB sustentou que a demora, na execução das obras, se deve a desapropriações que foram levadas à justiça e ao sistema de licitação atual, que evita a celeridade dos processos.

Enquanto isso, para a vereadora Denise Pessoa/PT, diante das manifestações populares que foram às ruas, com a proposta de melhoria no transporte coletivo, o poder público precisa avançar nas obras. Pediu planejamento mais rápido.

24/07/2013 - 20:06
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo