Voltar para a tela anterior.

Edi Carlos defende que o município possa licenciar áreas de triagem de caliças

A previsão é de que, até a semana que vem, a Fepam conceda a liberação


A permissão para o município poder licenciar áreas de triagem de caliças foi defendida pelo vereador Edi Carlos/PSB. Na sessão ordinária desta terça-feira (23/07), o parlamentar comentou sobre a autorização que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deverá conceder a Caxias do Sul. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, em entrevista para a Assessoria de Imprensa da Câmara, essa sinalização da Fepam deverá ocorrer até a semana que vem.

Edi Carlos observou que, no momento, o município só tem previsão legal para fiscalizar o transporte de resíduos da construção civil, oriundos de cimento, lajota, tijolo. "Saindo a autorização, a prefeitura poderá regularizar e licenciar áreas próprias para o reaproveitamento de entulhos", explicou.

A vereadora Denise Pessôa/PT salientou que o Executivo Municipal precisa incentivar a implantação de uma central de triagem e transbordo, com equipamento público de trituração de caliças. Alertou que um britador possuiu custo elevado. Acrescentou, ainda, que outra preocupação passa pela destinação do material resultante do processo de trituração.

Na sequência, o vereador Flávio Dias/PTB relatou que, em São Paulo, mediante convênio com a prefeitura daquela cidade, há uma empresa que executa o trabalho de triagem de entulhos. Destacou que todo o produto reciclado é destinado para construções de famílias carentes ou revendido.

Na mesma linha, o vereador Raimundo Bampi/PSB lamentou falta de consciência ambiental em parcela da população, sobretudo, quanto à correta separação do lixo. Os vereadores Jaison Barbosa/PDT e Rafael Bueno/PC do B também se manifestaram em apoio a providências para a situação.

23/07/2013 - 19:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo