Voltar para a tela anterior.

Mais de 150 pessoas se mobilizam pelo tombamento da antiga Maesa/Fábrica 2

A audiência pública da Câmara cobrou flexibilidade do governo estadual no processo


A mobilização em prol do tombamento do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2) reuniu mais de 150 pessoas, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira (15/07). Eles participaram da audiência pública da comissão temporária especial do Legislativo caxiense que trata do assunto, presidida pelo vereador Jaison Barbosa/PDT. Diante de representantes do governo estadual, pediram maior flexibilidade para que o município possa usufruir desse patrimônio histórico.

O diretor estadual de Patrimônio, Otto Boutros, afirmou que, nos próximos dias, o governador Tarso Genro deverá despachar decreto formando uma comissão voltada a buscar soluções para situação. Garantiu que o município será convidado a integrá-la. De acordo com ele, ainda é cedo para prever o futuro encaminhamento. Mas cogitou cessão de parte daquela edificação ao município, incluindo partilha de utilização da área.

O chefe de Gabinete do Município, Manoel Marrachinho, comentou que o modelo institucional de futuro aproveitamento daquela construção já se encontra em análise, no Executivo. Ressaltou que o zoneamento especial, gravado no Plano Diretor, protege o espaço a fim de que seja utilizado em benefício da comunidade. Segundo ele, o empreendimento apresenta 54 mil metros quadrados de terreno, dos quais 30 mil metros correspondem à área construída.

O procurador-geral adjunto para Assuntos Institucionais da Procuradoria-Geral do Estado, Paulo Roberto Basso, salientou que, na discussão, estará em questão a dívida de R$ 60 milhões da empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava o prédio. Em dezembro de 2010, o grupo empresarial repassou a Maesa/Fábrica 2 ao estado, a fim de quitá-la, quando o prédio entrou avaliado em R$ 30 milhões. Conforme Basso, o município já recebeu a sua parcela correspondendo à sua fatia de participação tributária, naquele empreendimento.

Em duas oportunidades, foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou ao pedido ao governo do estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Diversas autoridades prestigiaram a reunião de hoje. De forma unânime, os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PC do B, Jó Arse/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Raimundo Bampi/PSB pediram que, nos encaminhamentos dos próximos meses, o governador priorize uma decisão favorável à preservação da memória dos trabalhadores locais, concentrada naquele prédio.

Além do presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a comissão os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Jó Arse/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Neri Pereira/DEM (Neri, O Carteiro) e Raimundo Bampi/PSB.

15/07/2013 - 22:14
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo