Voltar para a tela anterior.

Moção apoia passe livre para estudantes no transporte intermunicipal de todo o estado

Um projeto de lei do governo estadual restringe a abrangência das isenções


O apoio da Câmara Municipal de Caxias do Sul ao passe livre para estudantes, no transporte intermunicipal de todas as regiões do estado, ficou caracterizado por meio de moção. Assinado pelos vereadores peemedebistas Felipe Gremelmaier e Mauro Pereira, o requerimento foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (11/07).

O projeto de lei, do governo estadual, que tramita pela Assembleia Legislativa, tenta beneficiar cerca de 200 mil alunos usuários do transporte coletivo, na região Metropolitana de Porto Alegre e em aglomerados do Litoral Norte, da Serra e do eixo Pelotas-Rio Grande. A previsão é de que a medida entre em vigor a partir do dia 1º de agosto. O texto limitaria o subsídio a duas passagens diárias (ida e volta do local de estudo), para quem necessitasse estudar em cidade diversa de onde morasse.

A moção refere que, para oferecer a isenção de tarifa para estudantes de 63 cidades, o governo estadual projeta gastar em torno de R$ 2,4 milhões até o final do ano, recursos que seriam remanejados do orçamento da Metroplan. Observa que emenda da bancada do PMDB, na Assembleia, quer incluir os demais 434 municípios, sendo que a despesa teria um acréscimo máximo de R$ 1,6 milhão, com verbas provenientes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS), órgão responsável pelas concessões do transporte intermunicipal.

Os autores também discordaram que algumas regiões tivessem ficado fora do projeto. Referiram que estudantes de diversos municípios da Serra não estão beneficiados com o passe livre. Citaram Antônio Prado, Boavista do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Guaporé, Montaury, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis, entre outras cidades.

O vereador Flávio Cassina/PTB lembrou que a Serra também deveria ter uma região metropolitana. Os vereadores Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT e Rafael Bueno/PC do B se manifestaram favoravelmente à moção.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

11/07/2013 - 21:21
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo