Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra o centenário do Esporte Clube Juventude

O plenário recebeu cerca de 120 dirigentes, funcionários e torcedores


Cento e vinte dirigentes, funcionários e torcedores prestigiaram, na noite desta quinta-feira (27/06), a solenidade da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em homenagem ao centenário do Esporte Clube Juventude. A torcida organizada Mancha Verde estendeu uma faixa na galeria do plenário da Casa. Os jogadores não puderam estar presentes, já que se encontravam concentrados para o jogo comemorativo de amanhã, contra o Nacional, do Uruguai, às 19h, no estádio Alfredo Jaconi. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia e ganhou uma flâmula do clube.

Proponente da homenagem, o vereador Guila Sebben se emocionou logo que ocupou a tribuna, para fazer o pronunciamento. Declarou a sua paixão pelo Juventude, a qual cultiva desde a infância. Citou torcedores do clube, como os vereadores Gustavo Toigo (conselheiro), Jaison Barbosa e Mauro Pereira.

O parlamentar também ressaltou a rivalidade com a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias), por meio do famoso clássico CA-JU. Elogiou a competência das categorias de base do esmeraldino e o trabalho social, a partir da inserção de jovens no esporte.

Depois de receber uma placa dos vereadores, o presidente do Esporte Clube Juventude, Raimundo Demore, agradeceu pela honraria. "A escolinha tem mais de 600 crianças, que recebem moradia, estudos, alimentação, entre outros amparos, para, no futuro, se tornarem atletas", ressaltou.

Conforme Demore, neste ano, o principal objetivo passa por conseguir chegar à Série C de 2014, para, gradativamente, retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, de onde o Juventude saiu em 2007, após o 17º lugar que lhe rendeu o rebaixamento. A agremiação conseguiu permanecer por 13 anos consecutivos, na elite do futebol nacional.

O prefeito Alceu Barbosa Barbosa Velho salientou o recente empenho da prefeitura e das diretorias da dupla CA-JU, para obter o patrocínio da Caixa Econômica Federal aos clubes. Conforme ele, o Juventude tem contribuído com a divulgação do município de Caxias do Sul.

Alceu recordou que, quando foi vice-presidente da S.E.R. Caxias, pôde sentir as dificuldades de se dirigir uma agremiação futebolística. Depois de se declarar, também, torcedor do Sport Club Internacional, o prefeito enalteceu a diversidade da população caxiense.

A fundação do Juventude data de 29 de junho de 1913, a partir da iniciativa de 35 jovens caxienses. Eles escolheram o verde e o branco como as cores-símbolo do time. Foi na década de 1990 que o clube conquistou os três maiores títulos de sua história. Em 1994, chegou à primeira divisão do futebol brasileiro, depois de se sagrar campeão da Série B. Em 1998, conquistou, de forma invicta, o título de Campeão Gaúcho. No ano seguinte, levou a taça da Copa do Brasil.

27/06/2013 - 21:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo