Voltar para a tela anterior.

Flavio Dias quer trazer modelo de castração de animais da Capital para Caxias do Sul

O parlamentar se reuniu com autoridades de defesa dos animais, em Porto Alegre


Na sessão ordinária desta quarta-feira (18/06), o vereador Flávio Dias/PTB relatou visita à Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA), em Porto Alegre. Ele se reuniu com a secretária da pasta, Regina Becker Fortunatti, para conhecer os trabalhos realizados pela SEDA.  Disse que verificou os projetos de proteção aos animais abandonados, naquela cidade.  O órgão dispõe de dois ônibus com infraestrutura clinica para realizar castrações.

O parlamentar também comentou que, em Porto Alegre, médicos veterinários fazem os procedimentos no próprio veículo ou recolhem os bichos para a castração, na sede da SEDA. Contou que outra ação são as blitze, realizadas para coibir maus tratos aos cavalos.  Constatado atos de crueldade pelos proprietários, os equinos são recolhidos para tratamento e, posteriormente, doados.

Conforme Dias, aquele trabalho é acompanhado por um veterinário e por um agente de segurança, para garantir a retirada do animal das mãos do carroceiro. Afirmou que a defesa dos animais é uma questão bíblica. Denunciou que ainda existe um número elevado de abandono de animais, em Caxias. Citou a Avenida Atílio Andreazza como um dos locais mais procurados para desova de animais. Referiu que existem hoje mais de cinco mil animais adotados por voluntários.

O vereador Mauro Pereira/PMDB lembrou que o projeto de castração e microchipagem dos animais, aprovado na Câmara Municipal, foi um avanço, mas que o sistema é muito engessado. Disse ser necessário fazer um mecanismo mais generalizado e simplificado.

19/06/2013 - 21:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo