Voltar para a tela anterior.

Bancada petista quer estabelecer normas para a arborização urbana

A matéria prevê reflorestamento com árvores nativas no Centro e demais zonas da cidade


Normatizar o processo de arborização urbana, em Caxias do Sul, é o objetivo da bancada petista, liderada pela vereadora Denise Pessôa. Já está em tramitação, pelas comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul, um projeto de lei sobre o assunto, também assinado pelos vereadores Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão. Entre outros pontos, os parlamentares justificam ser necessário reflorestar o perímetro urbano, por meio de parceria entre o proprietário ou empresa responsável por determinada área e os órgãos competentes do poder público.

Os autores consideram que, se aprovada, a lei estabeleceria o prazo de até 2014, para a implantação do chamado plano de arborização, na região central da cidade. Na sequência, a medida abrangeria as demais zonas do município. O texto também prevê a garantia de que 80% da área reflorestada seja composta por árvores nativas, enquanto que 20% corresponderiam à reserva florestal imune ao corte.

A proposição indica que, antes do plantio de mudas, haverá avaliação de potencialidades: conforto para as moradias; sombreamento; abrigo; diversidade biológica; diminuição da poluição; condições de permeabilidade do solo; potencial paisagístico. Dispõe, ainda, uma recomendação de espécies para cada tipo de canteiro e critérios de operacionalização.

A matéria ainda terá que passar pelas comissões do Legislativo caxiense, até ser encaminhada para a apreciação, em plenário.

17/06/2013 - 18:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo