Voltar para a tela anterior.

Hospital Pompéia e três médicos recebem o prêmio Dr. Virvi Ramos de Saúde

A solenidade reuniu mais de cem pessoas no plenário da Câmara


O Hospital Nossa Senhora de Pompéia e os médicos Darcy Ribeiro Pinto Filho, Jéferson Luiz Mezzomo e Jussara Lourdes Tochetto Gomes (representada pelo seu filho) receberam, na noite desta quinta-feira (13/06), o prêmio Dr. Virvi Ramos de Saúde, da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Eles ganharam diploma e troféu. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, e reuniu mais de cem pessoas, no plenário.

Coube ao vereador Henrique Silva, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, fazer o pronunciamento a partir da tribuna. Ele destacou a carreira de Darcy, como cirurgião, em especial, quanto à implantação de um marcapasso no menino Jackson Bottim, em abril passado. Por unanimidade, a Câmara chegou a aprovar moção em apoio à compra do aparelho, por parte do governo do Estado, no início do ano. Henrique também enfatizou a contribuição de Jussara à medicina e que Mezzomo sempre se dedicou à cirurgia de cabeça e pescoço.

Brevemente, os homenageados foram à tribuna fazer agradecimentos. Darcy ressaltou os avanços no segmento de cirurgia pulmonar. Impossibilitada de comparecer, Jussara esteve representada pelo seu filho, Cléber Tochetto Gomes, que se limitou a agradecer. Para Mezzomo, o seu sucesso profissional partiu do empenho familiar e da origem humilde.

Henrique ainda enalteceu as ações do Hospital Pompéia, sobretudo, no ramo de diagnósticos por imagem. Afirmou que esses centros estão entre os mais modernos do país. Apontou, ainda, para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, com foco nas pessoas mais necessitadas.

O superintendente do hospital, Francisco Ferrer, salientou aspectos religiosos que têm marcado a trajetória de cem anos da instituição. Observou a preocupação com a atenção ao bem-estar da sociedade caxiense.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Conforme ela, a instituição e os profissionais escolhidos vêm contribuindo, significativamente, com a saúde da população.

O prêmio Dr. Virvi Ramos de Saúde foi instituído em 2009. É entregue a cada dois anos a profissionais e entidades que se destacam na área da saúde. A distinção também homenageia a memória de Virvi Ramos, médico são-marquense que fundou o Hospital Nossa Senhora de Fátima. Foi um dos fundadores e o primeiro reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

13/06/2013 - 21:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo