Voltar para a tela anterior.

Comissão Especial Pró-Tombamento da Maesa/Fábrica2 reúne-se com a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos e com a PGE do RS

Vereadores integrantes da Comissão, acompanhados do prefeito Alceu Barbosa Velho, buscam, junto ao Estado, uma solução para a antiga fábrica


Na manhã de terça-feira (11/06), a Comissão Temporária Especial para acompanhamento do processo de tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 teve novas atividades.  O presidente da comissão, vereador Jaison Barbosa/PDT, juntamente aos vereadores Neri, O Carteiro/DEM e Raimundo Bampi/PSB, que também integram a comissão, participaram de uma reunião referente ao futuro dos prédios da Maesa/Fábrica 2. Além destes, estiveram presentes a assessora de bancada do PSDB, Renata Aquino Carraro, representando o Vereador Daniel Guerra.

A reunião aconteceu na Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos (SARH), com seu diretor-geral, Luiz Philomena, com o diretor do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (DEAPE), e com o Procurador Paulo Basso da PGE. A reunião também contou com a presença do prefeito, Alceu Barbosa Velho, do chefe de gabinete, Manoel Marrachinho, da deputada estadual Marisa Formolo/PT, e do deputado Vinícius Ribeiro/PDT. A deputada Maria Helena Sartori/PMDB, na impossibilidade de comparecer, mandou representante.

O Procurador Paulo Basso iniciou a reunião repassando um histórico, a partir de 2010, sobre a situação da Maesa/Fábrica 2. O Estado tomou para si o imóvel, em permuta por dívidas fiscais da empresa Eberle/Mundial. Mesmo assim, a estrutura precisava ter um estar ativa, passando a ser locado ao Grupo Voges. Basso ressaltou que o Estado está atento à mobilização comunitária e está sensibilizado.

O deputado Vinicius Ribeiro comentou o valor histórico e arquitetônico do prédio para o Município de Caxias do Sul. O COMPACH já aprovou o seu tombamento, e a deputada Marisa Formolo reforçou a necessidade de se discutir com a sociedade a ocupação da Maesa. O diretor-geral da SADRH, Luiz Philomena, disse que o objetivo é pela preservação, de forma coordenada, e com contrapartida por parte do Município.

O prefeito Alceu Barbosa Velho interveio, salientando que o Município não tem aporte financeiro para indenizar ao Estado. O valor do imóvel estaria por volta de R$ 150 milhões. O prefeito recomendou que se formasse uma composição entre Município e Estado. Philomena, da mesma forma, sugeriu a criação de um "Grupo Técnico" entre ambos, para elaborarem um projeto unificado sobre a MAESA/Fábrica 2.

O vereador Jaison salientou aos presentes que este grupo, em seu estudo técnico, precisará preocupar-se em focar na preservação do prédio, mas com estudos e diretrizes de ocupação. Além disso, comentou que a comunidade e os movimentos sociais terão a oportunidade de serem ouvidos em Audiência Pública, a realizar-se no dia 15 de julho de 2013, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. No dia 07 de julho deste ano, está programado um grande ato cultural em frente à Maesa, denominado "MAESA CULTURAL".

12/06/2013 - 13:00
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo