Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção contra a retirada de 30 brigadianos do policiamento ostensivo

Os profissionais serão designados para atuação, no presídio do Apanhador


A Câmara Municipal de Caxias do Sul está se posicionando contrariamente à retirada de 30 brigadianos do policiamento ostensivo de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta terça-feira (11/06), foi aprovada moção de autoria do vereador Mauro Pereira/PMDB. Pela definição do governo estadual, os policiais serão designados para atuação, no presídio do Apanhador, situada na divisa com São Francisco de Paula.

O requerimento de Mauro aponta que o município tem cerca de 500 brigadianos. Indica que alguns policiais já se encontram deslocados para atuar na área administrativa da corporação e na penitenciária industrial. Afirma que o grupamento apresenta déficit de, pelo menos, 200 servidores.

O vereador Gustavo Toigo/PDT observou que, em Caxias, existem mais de 500 mandados de prisão pendentes. Para o pedetista, os 78 policiais formados no último curso do 12º Batalhão de Policia Militar deveriam ser destinados ao policiamento ostensivo. Alertou que a responsabilidade por presídios cabe à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Na sequência, o vereador Daniel Guerra/PSDB considerou uma ofensa à população retirar policiais, sendo que, historicamente, a corporação tem sofrido com déficit de efetivo. O vereador Henrique Silva/PC do B defendeu aumento na remuneração dos policiais, a fim de qualificar o trabalho da segurança pública.

Enquanto isso, o vereador Rodrigo Beltrão/PT salientou que o deslocamento dos 30 policiais prevenirá rebeliões no Apanhador e que eles trabalharão em regime de escala, não ficando, em tempo integral, no presídio. A vereadora Denise Pessôa/PT observou que brigadianos também auxiliam na segurança de prédios como o Fórum e o Ministério Público. O vereador Virgili Costa/PDT concordou com as manifestações dos colegas petistas.

Em seguida, o vereador Zoraido Silva/PTB atentou que a utilização de policiais, em presídios, é necessária. Os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos/PSB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Neri Carteiro/DEM, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B e Renato Nunes/PRB também se manifestaram a favor da iniciativa de Mauro.

11/06/2013 - 21:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo