Voltar para a tela anterior.

Velório do ex-vereador e jornalista Jimmy Rodrigues será na Câmara Municipal de Caxias

A previsão é de que o corpo chegue ao plenário por volta das 18h deste domingo


O corpo do ex-vereador e jornalista caxiense Jimmy Rodrigues, 87 anos, será velado no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A previsão é de que o velório se inicie por volta das 18h deste domingo (09/06). Jimmy faleceu às 13h15min de hoje (09/06), no Hospital Saúde, em Caxias do Sul, vítima de insuficiência respiratória aguda. Ele estava internado deste a última quinta-feira. O sepultamento será nesta segunda-feira (10/06/2013), às 15h, no Cemitério Público Municipal.

No Legislativo caxiense, Jimmy foi vereador pelo PDC na IV Legislatura (1960 a 1963). Também presidiu a Casa em 1963. Em 2003, o jornalista recebeu o título de Cidadão Emérito, por meio do Decreto Legislativo nº 147/A, de 3 de outubro de 2003.

 

 

CURRÍCULO DE JIMMY RODRIGUES

Filho de Osvaldo Rodrigues e de Elphira Villas Boas Rodrigues, Jimmy Rodrigues nasceu em Caxias do Sul, no dia 31 de agosto de 1925. Casou com Zita Jandira Frizzo, 86 anos, com quem teve três filhos: Wilton Carlos Rodrigues, Paulo Roberto Rodrigues e Silvana Rodrigues. Além da mulher e dos filhos, o jornalista também deixa quatro netos.

          Cursou o primário na Escola de Dona Odite de Oliveira, no Ginásio do Carmo e no Grupo Escolar José Penna de Moraes,  tendo também sido aluno da Escola Complementar, no Curso de Formação de Professores.

 

 

Atividade jornalística

Jimmy Rodrigues atuou como jornalista e radialista. Neste ano de 2013, iria completar 70 anos de atividade jornalística, tendo iniciado sua carreira em 4 de dezembro de 1943, no jornal "O Momento", de Emílio Fonini.  Atuou no Jornal "Correio Riograndense" e exerceu as funções de redator e diretor do "Pioneiro". Também foi um dos fundadores e primeiro editor do "Jornal de Caxias", além de correspondente do "Diário de Notícias" e do "Jornal do Comércio", de Porto Alegre. Jimmy dirigiu a Sucursal de Caxias do Sul de "Última Hora" e de "Zero Hora".

Também atuou com editor, redator, colunista e gerente do jornal "A Época", e colaborou em diversos outros jornais e revistas do Estado e do país. Foi redator da Rádio Caxias e atuou nas rádios Independência, Difusora,  São Francisco e Princesa,  além de colaborador da Televisão Caxias-Canal 8. Atualmente, era colaborador  e colunista da Revista Acontece.

 

Atuação pública e social

Elegeu-se vereador para a Câmara Municipal de Caxias do Sul em 8 de novembro de 1959, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Assumiu a função na IV legislatura (1960-1963), tornando-se presidente da Casa em 1963. Como servidor, foi redator de atas, revisor de anais e diretor-geral do Legislativo caxiense, aposentando-se nessa última função em 1979.

Durante muitos anos foi Delegado Regional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da qual era um dos mais antigos sócios. Em maio de 1980, a convite do então prefeito Mansueto Serafini Filho, assumiu  como assessor de imprensa do município. Posteriormente, em junho de 1982, assumiu o cargo de Secretário Geral e, em agosto, foi designado para ser Chefe de Gabinete da administração. Em 1984, a convite do então presidente Mario Vanin, foi diretor-administrativo da Festa Nacional da Uva S.A., da qual, em 1965, havia sido secretário Executivo.

          No esporte, foi um dos fundadores do Esporte Clube Juventus de Caxias do Sul. Integrou diretorias da Liga Caxiense de Futebol e exerceu funções na Justiça Desportiva da mesma liga. Recebeu diploma de Atleta Gaúcho pela participação nos IV Jogos Intermunicipais. Ao longo de sua carreira foi homenageado com várias condecorações e premiações.

09/06/2013 - 16:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo