Voltar para a tela anterior.

Audiência pública discute Plano Diretor de Fazenda Souza

Encontro ocorrerá nesta segunda-feira (10/06) no salão paroquial do distrito


Informações sobre o Plano Diretor do distrito caxiense de Fazenda Souza serão discutidas durante audiência pública a ser realizada nesta segunda-feira (10/06) no salão paroquial do distrito, a partir das 19h. A condução da audiência será feita pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara Municipal de Caxias do Sul, presidida pelo vereador Mauro Pereira/PMDB. O projeto de lei complementar com as diretrizes do Plano Diretor - o primeiro do interior de Caxias - foi protocolado pelo Executivo na Câmara Municipal no dia 19 de março e segue tramitando nas Comissões da Casa. Depois que as análises forem concluídas, o projeto estará pronto para apreciação em plenário. 


No dia 23 de abril, durante reunião extraordinária da Comissão, arquitetos da Secretaria Municipal do Planejamento explicaram detalhes do projeto. Na ocasião, Tarciso Viero, arquiteto da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial da prefeitura, destacou que quando entrar em vigor, a regulação deverá corrigir informalidades na ocupação de espaços naquela região. Isso porque o distrito tem adquirido proporções que tornaram necessário o plano. O último censo apontou 2.665 habitantes, sendo 57% radicados na zona rural. Viero atentou que outras 1,3 mil pessoas, embora fiquem fora da área legal, como a localidade de Beviláqua, são atendidas por Fazenda Souza.

O técnico também destacou que o projeto estabelece diretrizes para um futuro plano viário, a ser aplicado na região. Segundo Viero, será uma forma de favorecer a mobilidade. Salientou, ainda, que o texto indica a restrição de 10 metros de altura para edificações, no perímetro abrangido pela sede urbana, o que corresponde a 1,1 quilômetros quadrado dos 91,5 quilômetros quadrados de extensão do distrito. Ele tem 57% da sua população concentrada no espaço rural, com 2,5 mil hectares de área cultivada.

"É muito importante a comunidade comparecer à reunião para que dúvidas sejam sanadas e tudo seja explicado de forma transparente", destacou Mauro.

Além do presidente Mauro Pereira, integram a CUDTH os vereadores Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Neri Andrade/DEM.

 

07/06/2013 - 15:35
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo