Voltar para a tela anterior.

Reunião aborda conquistas e dificuldades dos recicladores

Além do encontro com a Comissão de Desenvolvimento Urbano, a categoria esteve na sessão ordinária


A situação dos recicladores na cidade motivou a reunião extraordinária que a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo promoveu, na tarde desta quarta-feira (05/06). Na ocasião, foram tratados assuntos relacionados às conquistas e às necessidades da categoria. Também houve diversas manifestações de elogios aos recicladores, cujo dia é comemorado nesta quarta-feira.

A data foi instituída em 2009, a partir de um projeto de lei proposto pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, que atualmente preside a CDUTH. Em razão da contribuição que tais profissionais propiciam à ecologia, o Dia do Reciclador em Caxias foi definido durante a Semana do Meio Ambiente.

Estiveram presentes na reunião desta tarde os agentes ambientais das recicladoras de Caxias do Sul, integrantes de entidades ligadas ao setor, representantes da prefeitura e os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Guilherme Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Mauro Pereira/PMDB e Neri Andrade Pereira Junior (o Carteiro)/DEM. Além de Mauro, Edi Carlos e Neri, integram a CDUTH os vereadores Gustavo Toigo/PDT e Felipe Gremelmaier/PMDB.

Um dos problemas mais destacados pelos recicladores durante o encontro foi o fato de que muitos não conseguem vender o produto reciclado por não serem legalizados, não possuírem nota fiscal e nem licença ambiental.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, parabenizou o serviço prestado pelos recicladores e informou que, a partir desta quarta-feira, entrou em atividade a Cadeia Produtiva da Reciclagem, que é um comitê gestor para tratar diretamente sobre as demandas desses trabalhadores. O secretário informou que algumas das associações têm problemas estruturais que precisam ser resolvidos. Segundo ele, a parte elétrica precária e a falta de saneamento básico nas reciclagens são fatores que dificultam a atividade.

Spiandorello destacou ainda que serão necessários, pelo menos, R$ 14 milhões para resolver as demandas de todas as recicladoras e garantiu que haverá um acompanhamento para tratar das dificuldades que as associações enfrentam.

Após a reunião da CDUTH, os recicladores e as autoridades se dirigiram ao plenário da Câmara para acompanhar a sessão ordinária. Da tribuna, o vereador Mauro Pereira/PMDB reafirmou a necessidade de cada vez mais valorizar o trabalho dos recicladores. "Parabéns a todos. Viva os recicladores. Vocês são realmente pessoas de bem", considerou o peemedebista. Outros parlamentares também fizeram questão de parabenizá-los pelo Dia do Reciclador.   

05/06/2013 - 19:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo