Voltar para a tela anterior.

Flávio Dias repercute caso de maus-tratos a animais

O parlamentar considerou revoltante o fato de uma mulher ter agredido um cão em Porto Alegre


O vereador Flávio Dias/PTB repercutiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/05), um episódio que ocorreu em Porto Alegre, envolvendo agressão a animais. Nesta semana, uma mulher, juntamente com seu filho pequeno, espancou um filhote de poodle de apenas 40 dias. Flávio considerou o caso revoltante e lamentou o fato de uma mãe ensinar a criança a bater em animais. "Se uma mãe incentiva o filho a maltratar e abandonar animais, com certeza, no futuro, essa criança vai se tornar violenta não só com animais, mas com outras crianças e até mesmo com a própria mãe", explicou.

O petebista comentou que, em Minas Gerais, existe uma delegacia que cuida de maus-tratos. Até o final deste ano, ele espera que esse modelo de delegacia seja também implantado no Rio Grande do Sul.

Recentemente, por meio de uma rádio, o vereador foi comunicado que, no bairro Serrano, um cachorro estaria sendo maltratado por moradores. Diante dessa informação, Flávio tentou contato com muitas pessoas para ver se poderiam resgatar o animal, mas ninguém se dispôs a ajudar.  Flávio afirmou que esse problema é um descaso com a cidade e se comprometeu a recolher o cão. Disse ainda que Caxias do Sul é uma cidade rica em todos os aspectos, por isso não é aceitável que as autoridades não façam nada a respeito.

O vereador Mauro Pereira/PMDB concordou que a situação é muito séria. Relatou também o caso ocorrido com sua cachorra, já idosa. Ela morreu na semana passada devido a uma doença.  "A cachorra tinha 14 anos e tudo o que podíamos ter feito por ela, fizemos. Recebeu todo o tratamento veterinário que precisava", relatou Mauro.

O parlamentar comentou que algumas pessoas criticam a criação de um novo lugar para deixar os animais, alegando que haveria mais abandono. No entanto, na avaliação do vereador, não se pode generalizar. "Existem pessoas de bom coração dispostas a mudar essa situação. Muitas delas tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar", constata Mauro.

Para o peemedebista, o serviço público precisa melhorar no que diz respeito às castrações dos animais. Conforme o parlamentar, antigamente, pessoas responsáveis iam até a casa das pessoas que possuíam animais domésticos e faziam as castrações. Logo após, os animais eram devolvidos aos donos. Hoje, ressalta Mauro, as pessoas têm que solicitar a castração em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), entrar na fila de espera, e só depois de muito tempo a cirurgia é realizada.

Defensor dos animais, o vereador Flávio Dias/PTB diz que é preciso colocar em prática a construção de um novo canil em Caxias do Sul. Conforme o petebista, é necessário um espaço com veterinários para atendimento da demanda, além de mais ajuda da comunidade.

Solidário à questão, Arlindo Bandeira/PP também afirmou que "todos precisam fazer a sua parte", em relação aos cuidados com os animais.

15/05/2013 - 20:24
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo