Voltar para a tela anterior.

Seis personalidades são homenageadas com o troféu Mulher Cidadã

As agraciadas foram reconhecidas pelas trajetórias de vida


A entrega do troféu Mulher Cidadã foi feita por meio de sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (09/05). O reconhecimento a seis mulheres levou em conta o respectivo destaque em áreas de referência. A ex-presidente da Casa em 2012, ex-vereadora Geni Peteffi, ficou na categoria de promoção da participação política. Na educação, Solange da Silva Carvalho. Na defesa dos direitos e combate à violência contra mulher, Thais Norah Sartori Postiglioni. Na profissionalização e emprego, Jycela Pante. Na saúde, Rosangela Boff. Na atividade comunitária, Maria Regina Pereira. O presidente do Legislativo caxiense, Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Única vereadora desta legislatura, Denise Pessôa ocupou a tribuna, de onde destacou que, no próximo sábado, será comemorado o Dia da Mulher Caxiense. Disse que o 11 de maio está marcado como o aniversário da primeira vereadora da história da Câmara, Ester Benvenutti (1960-1963). Lamentou que, no Brasil, a cada dois minutos, cinco mulheres sejam espancadas. Ressaltou a Lei Maria da Penha, voltada a combater a violência contra a mulher. "Os abusos contra mulheres precisam ser denunciados cada vez mais", alertou.

Depois que as homenageadas receberam diploma e troféu, Solange Carvalho fez um pronunciamento em nome delas. Disse que elas representam as mulheres de todas as etnias. "Nem sempre é possível comemorar como hoje", afirmou. Solange é sócia-fundadora da União Brasileira de Mulheres. Leciona desde 1994, na rede municipal, na escola Santa Corona, e na estadual, no colégio Imigrante, como professora de Geografia e História.

Também se manifestaram o deputado federal Assis Melo/PC do B, o vice-prefeito Antonio Feldmann e a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Thaís Bampi. Feldmann salientou as trajetórias de vida das homenageadas.

Segunda mulher a presidir o Legislativo caxiense, depois da ex-vereadora Rachel Cagliari Grazziottin (1985-1986), Geni foi uma das idealizadoras do troféu. Em 2004, junto com a ex-vereadora Ana Corso, ela havia apresentado o projeto de decreto legislativo. A premiação passou a ser entregue em 2005. De 1989 a 2012, completou seis mandatos consecutivos como vereadora. Em 2012, por algumas oportunidades, assumiu como prefeita em exercício do município. É a presidente do PMDB de Caxias do Sul.

Thais Norah, desde dezembro de 2008, esteve na titularidade da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Caxias do Sul. Também tem assento no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e colabora com a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Jycela Pante, quando se aposentou da 2ª junta de conciliação e julgamento, em 1996, iniciou trabalho voluntário na Casa da Amizade. Participou do Conselho da Empresária. Desde 1998, atua no Banco da Mulher.

Médica ginecologista e obstetra, Rosangela Boff vem prestando atendimento a mulheres portadoras do vírus da AIDS (HIV), na unidade básica de saúde Tijuca e no Serviço de Infectologia.

Enquanto isso, Maria Regina Pereira tem se notabilizado na vida comunitária. Na comissão administrativa da igreja da comunidade de Santa Teresinha do Fátima Baixo, desenvolve ações como cozinheira, vendedora de ingressos, rifas, e na limpeza e na conservação do espaço religioso. Contribui ainda com a Pastoral da Criança.

Todo ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indica os nomes das futuras agraciadas à Mesa Diretora da Câmara. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação do plenário. No último dia 2 de maio, os vereadores aprovaram as homenageadas deste ano. Toda entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, poderá indicar ao conselho o nome de uma candidata ao troféu.

09/05/2013 - 21:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo