Voltar para a tela anterior.

Vereadores acompanham a audiência pública sobre o Trem Regional

O encontro, organizado pelo Ministério dos Transportes, reuniu mais de 200 pessoas na Câmara de Caxias do Sul


Os vereadores de Caxias do Sul acompanharam, na manhã desta segunda-feira (06/05), a audiência pública sobre o Trem Regional, organizada pelo Ministério dos Transportes, com apoio da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune). O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, reuniu mais de 200 moradores e autoridades, como prefeitos, deputados, vereadores e lideranças comunitárias e empresariais da Serra gaúcha. A audiência teve como propósito ouvir a comunidade e os governos locais sobre o projeto de implantação do trem de passageiros abrangendo as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Representando o Legislativo caxiense, além do presidente Edson da Rosa, estiveram presentes os parlamentares Clair Girardi (Kiko)/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flávio Dias/PTB, Guilherme Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT,  Jó Arse/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Raimundo Bampi/PSB, Rafael Bueno/PCdoB e Zoraido da Silva/PTB.

O chefe do Executivo de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, abriu os trabalhos. Além do prefeito e do presidente do Legislativo caxiense, fizeram parte da mesa de abertura o representante do Ministério dos Transportes, engenheiro Euler Sampaio; o coordenador da Comissão Especial do Trem Regional e vice-prefeito de Caxias, Antonio Feldmann; e o representante do Comitê do Trem Regional, o diretor de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Nelson Sbabo.

Durante o encontro, a equipe técnica do Laboratório de Trânsito (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina apresentou detalhes sobre o estudo de viabilidade do trem de passageiros como alternativa de transporte no percurso Caxias do Sul-Bento Gonçalves, passando também por Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi. O trajeto estimado é de 59 quilômetros e o custo previsto para a implantação gira em torno de R$ 350 milhões. O engenheiro Euler Sampaio informou que Caxias é a primeira cidade a receber um encontro sobre o transporte ferroviário de passageiros. O projeto é parte do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, que integra o Plano de Revitalização das Ferrovias do governo federal.


06/05/2013 - 12:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo